Zaga é provavelmente a posição em que o Vasco perderá mais jogadores no fim de 2023
O fato de o primeiro alvo do Vasco no mercado ser um zagueiro não é coincidência. A zaga é provavelmente a posição em que o clube perderá mais jogadores e, por isso, existe essa preocupação para a próxima temporada.
Até por isso Junior Alonso não é o único zagueiro na mira do diretor de futebol Alexandre Mattos. A negociação com o paraguaio não andou nos últimos dias, e o Vasco trabalha com outros nomes para a posição.
Hoje, o Vasco tem sete zagueiros no elenco, contando com Medel, que foi contratado como volante, mas atuou na zaga e deve continuar assim no ano que vem. Desses, quatro têm contrato perto do fim.
A situação de Maicon é a que está mais próxima de ser resolvida. O zagueiro, de 35 anos, ficou próximo, mas não atingiu a meta de jogos que obrigaria o clube a uma renovação automática. No entanto, ele encaminhou nesta sexta a renovação por mais um ano e seguirá no clube em 2024.
Emprestado pelo Nice até dezembro, Robson Bambu, por sua vez, não ficará no Vasco em 2024. Assim como Maicon, o zagueiro não atingiu a meta estipulada em contrato, que obrigaria o clube carioca a comprá-lo definitivamente. Sua saída já está definida. Ele vai se reapresentar ao time francês, e a tendência é que seja emprestado para outro clube.
Quem também pode sair é Zé Vitor. Com vínculo até o fim de 2026, o zagueiro recebeu propostas de clubes da Série B e do exterior. O Vasco e seu estafe avaliam as possibilidades.
Outro com contrato perto do fim é Miranda. O atleta tem vínculo até meados de 2024, mas não está nos planos. O Vasco o liberou para procurar outro clube no meio deste ano, mas não apareceram oportunidades e ele segue no elenco. Com a abertura da janela em janeiro, hoje o cenário mais provável é que ele deixe o Vasco.
Com a renovação de Maicon encaminhada, o Vasco ainda contra em seu elenco com Capasso, Medel e Léo para a zaga. Léo, no entanto, e vem recebendo sondagens e sua permanência vai depender de propostas concretas e da avaliação do departamento de futebol. O clube ainda pode integrar Lyncon ao profissional. O zagueiro da base estreou pelo time de cima esse ano e também participou de treinos com o elenco principal.
Fonte: ge