Ramón, contratos no fim e reforços estão entre as pendências que Alexandre de Mattos terá que 'atacar' logo na chegada ao Vasco
Anunciado nesta segunda-feira, Alexandre Mattos já deu início aos trabalhos como Diretor Executivo de Futebol do Vasco. Sua chegada destrava o planejamento do clube para a temporada 2024, que estava estagnado desde a saída de Paulo Bracks na semana passada.
No Vasco, Mattos tem uma série de questões imediatas para tratar, que vão desde conversar com a comissão técnica de Ramón Díaz até, de fato, definir as prioridades no mercado no que diz respeito à montagem do elenco. Veja quais deverão ser os primeiros passos de Alexandre Mattos no clube:
Papo com Ramón
Uma das primeiras atitudes de Mattos na cadeira mais importante do futebol do Vasco é chamar Ramón Díaz para conversar. O técnico e seu filho, o auxiliar Emiliano Díaz, deixaram em dúvida suas permanências em declarações recentes, embora tenham mais um ano de contrato com o clube.
Pai e filho querem garantias do planejamento do Vasco para o próximo ano, como investimento em contratações e melhoria da infraestrutura. A partir de agora o contato de Alexandre Mattos com a comissão técnica deverá ser permanente, já que Ramón é o tipo de treinador que tem como costume sugerir contratações.
O planejamento para o ano que vem passará necessariamente pelo crivo do treinador argentino.
Contratos no fim
Outro assunto urgente no Vasco é: o que fazer com os jogadores cujos contratos estão prestes a serem encerrados?
Dez jogadores encontram-se nessa situação, como Alex Teixeira, Zé Gabriel e Maicon. Outros, como Praxedes, Sebastián Ferreira, Paulo Henrique e Ivan estão emprestados só até o fim deste mês. O atacante Rossi disse ao ge que seu vínculo será renovado automaticamente por causa da permanência na Série A.
O Vasco tem a opção de compra estipulada no contrato de alguns desses jogadores. Em outros casos, se houver o interesse, Mattos terá que negociar com os respectivos clubes uma extensão de empréstimo ou uma eventual compra de direitos econômicos, por exemplo.
Reforçar quais posições?
A partir daí, Alexandre Mattos e a diretoria do Vasco deverão definir quais são as principais carências do elenco para buscar reforços no mercado. O clube terá mais uma vez um orçamento milionário em 2024 - que não será investido exclusivamente na aquisição de direitos, mas que por obviedade terá boa parte destinada à montagem do elenco.
O Vasco não deverá ter a mesma postura agressiva que precisou ter no. fim do ano passado e início deste ano, quando contratou 16 jogadores e montou um elenco do zero. Mas a expectativa é de que cheguem reforços para todos os setores do campo. O clube não quer ter mais uma temporada de sofrimento.
Assédio do mercado
Além disso, Mattos também será o homem à frente das negociações de eventuais vendas. Apesar da campanha ruim no Brasileirão, com fuga do rebaixamento decretada somente na última rodada, alguns jogadores tiveram destaque e devem atrair interesse de outros clubes.
Um deles é Gabriel Pec, um dos principais ativos do Vasco no momento. O atacante de 22 anos teve sua melhor temporada em número de gols e participações em gol desde que tornou-se profissional e virou alvo no mercado. O lateral-direito Paulo Henrique, emprestado pelo Atlético-MG, está sendo sondado por equipes da Major League Soccer (MLS).
Fonte: ge