Ramón Díaz terá um elenco mais encorpado à disposição contra o Grêmio. Quatro jogadores que estavam suspensos retornam ao Vasco. Entre eles, Maicon. O desfalque do zagueiro na derrota para o Corinthians talvez tenha sido a ausência mais sentida.
A defesa foi o ponto fraco do Vasco na derrota em São Januário, quando o time sofreu quatro gols. Embora o ataque tenha caído muito de produção na parte final do segundo tempo, após as substituições de Ramón Díaz, o setor defensivo foi vulnerável durante 90 minutos. Principalmente na bola aérea.
Quando estava melhor no jogo, o Vasco sofreu dois gols de cabeça de Ángel Romero, atacante paraguaio de 1,75m. Na ausência de Maicon, o baixinho Medel (1,71m) não se entendeu com Capasso, e o time sofreu pelo alto.
Apesar da baixa estatura, Medel é um zagueiro muito sólido e fez ótimas partidas ao lado de Maicon ou Léo. Maicon, de 1,91m, tem como um dos pontos fortes o jogo aéreo e, de certa forma, tem compensado no alto pelo companheiro.
Os números mostram que o Vasco tem tido dificuldade na bola aérea defensiva na ausência de Maicon. Nos últimos sete jogos, o clube sofreu oito gols. Metade deles (4) pelo alto. Em três oportunidades, Maicon não estava em campo.
Além dos dois gols de cabeça do Corinthians, o zagueiro havia sido substituído quando Matheus Babi marcou pelo alto pelo Goiás, no empate por 1 a 1, na Serrinha.
O único gol sofrido em jogada aérea nos 14 jogos em que Maicon esteve em campo pelo Vasco foi na vitória por 2 a 1 contra o América-MG, em São Januário, quando Mastriani marcou nas costas do zagueiro. Nesse dia Maicon teve uma rara atuação ruim com a camisa do Vasco.
Com o zagueiro em campo, o Vasco somou 24 pontos em 15 jogos, um aproveitamento de 53,3%. Foram seis vitórias, seis empates e três derrotas. O time marcou 16 gols e sofreu nove.
Maicon foi titular na maior sequência invicta que o Vasco conseguiu na temporada: seis jogos sem perder antes da derrota para o Corinthians. Nesse período, o time sofreu três gols apenas.
Além de Maicon, outros dois zagueiros ficam à disposição de Ramón no domingo: Léo e Robson Bambu também voltam depois de cumprirem suspensão. O meio-campista Marlon Gomes é outro que reforça o time em Porto Alegre.
Fonte: ge