Clubes só terão obrigação de escalar titulares a partir da 4ª rodada do Carioca 2024
O Conselho Arbitral da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (FERJ) aprovou uma alteração no regulamento do Campeonato Carioca. A partir de 2024, os clubes só terão a obrigação de escalar os seus principais atletas a partir da 4ª rodada e não mais a partir da 3ª. Além disso, os grandes clássicos só serão disputados a partir da 6ª rodada.
De acordo com o vice-presidente de competições, Marcelo Viana, o objetivo é amenizar o calendário das equipes que jogam o brasileiro, que inclui aí o Volta Redonda, que está na Série C.
— A alteração foi necessária por causa do calendário da CBF que começa muito cedo. E o nosso campeonato começa mais cedo ainda porque vamos antecipar o início por causa da data Fifa. Alguns jogadores vão ser convocados e não queremos prejudicar os clubes — disse Marcelo Viana.
O Carioca terá 11 rodadas. Os seis primeiros colocados jogarão seis vezes como mandantes e cinco como visitantes. O campeonato começa entre 17 e 18 de janeiro.
Além disso, a Ferj, por intermediação do CEO da SAF do Botafogo, Thairo Arruda, assinará um convênio com a empresa Good Game para monitorar o desempenho da arbitragem do campeonato. Os relatórios serão produzidos nos clássicos, semifinais e finais.
Essa empresa é a mesma que foi contratada por John Textor para fazer um relatório para o Botafogo. Segundo Thairo, o presidente da FERJ, Rubens Lopes, foi quem o procurou para receber a indicação.
— Eu louvo de verdade a iniciativa que o próprio Rubens Lopes teve, que pediu para mim a sugestão da empresa. Ele adorou o relatório que viu. A empresa que analisa apito por apito, falta por falta, lance por lance, e dá ao veredito se foi a marcação correta ou não em todos os jogos. E ele está justamente fazendo isso para o Campeonato Carioca ser pioneiro na transparência da arbitragem brasileira — disse o CEO da SAF do Botafogo.
Fonte: Blog Panorama Esportivo - O Globo