Na classificação por aproveitamento de pontos disputados, o Bragantino lidera o returno pela segunda rodada seguida. A equipe teve o jogo fora de casa contra o Flamengo adiado e conquistou 26 pontos dos 36 que disputou, aproveitamento de 72%.
O Atlético-MG também tem 26 pontos, oito vitórias como o Bragantino e tem saldo de gol melhor (10 a 9), mas disputou um jogo a mais que o Bragantino e tem 67% de aproveitamento. Como os times disputaram número de jogos diferentes, a classificação abaixo está organizada por aproveitamento de pontos.
Por esse critério, o Palmeiras é o terceiro, o Flamengo, o quarto, o Grêmio, o quinto colocado. Representando o empenho para se afastarem do horizonte de eventos do Z-4 que leva para a Série B, o Vasco está com a sexta melhor campanha do returno, o Santos com a sétima, e o Bahia, a oitava campanha da segunda metade do campeonato.
Botafogo em queda
Ainda o maior favorito para conquistar o título do Brasileirão, o Botafogo tem uma sangria a estancar: venceu dois dos últimos nove jogos, com dois empates e cinco derrotas, inclusive nas últimas duas partidas. Com isso, a equipe variou da 16ª para a nona colocação e novamente para a 16ª posição por aproveitamento de pontos. Por total de pontos conquistados, o Botafogo tem a terceira pior campanha do returno. Ainda assim, ainda é o favorito para ficar com o título.
Quem mais perdeu posições na rodada foi o Fortaleza, que caiu quatro posições. Era o líder do returno após a rodada 26, foi para terceiro, quinto, quarto, quarto, quinto e, agora, é o nono colocado. O Bahia caiu duas colocações, de sexto para oitavo, e o Corinthians foi da 11ª colocação para a 13ª.
Veja abaixo a classificação do returno:
Fonte: ge