Desde a chegada de Ramón Díaz ao Vasco, Rayan jogou apenas 17 minutos pelo time profissional, no segundo tempo da derrota por 2 a 0 para o Athletico-PR. Depois daquele jogo, em 23 de julho, o atacante voltou para a base e não foi mais relacionado pelo treinador argentino.
O último jogo de Rayan como titular no time principal foi justamente contra o Cuiabá, adversário desta quinta-feira, ou seja, há um turno. Na ocasião, emplacou sequência no Vasco, começando três jogos consecutivos. Antes, havia sido titular contra Internacional e Goiás. Diante do Inter, na derrota por 2 a 1, marcou seu primeiro e único gol pela equipe profissional.
O que fez Rayan perder espaço no Vasco após a contratação de Ramón Díaz?
Para responder a esta pergunta é preciso considerar alguns pontos. O primeiro é que existe, sim, uma resistência do treinador argentino em escalar atletas da base nesse momento de pressão. Rayan ainda está em processo de transição, e a fase complicada do Vasco exige cautela. Ramón não quer queimar o garoto.
Além disso, o clube contratou dois jogadores para a função na última janela: Pablo Vegetti e Sebastián Ferreira. O primeiro assumiu a titularidade absoluta e correspondeu com gols. Ainda assim, Rayan poderia ser alternativa ao atacante argentino no elenco.
Aí entra o processo de transição do Vasco. É natural que jogadores da base, como Rayan, passem um período no profissional, ganhem chances e voltem à base se necessário. No caso do atacante, após entrar nos jogos contra Botafogo e Cruzeiro, pelo Brasileirão, ele desceu para disputar a final do Campeonato Carioca Sub-20, contra o Flamengo - o Vasco foi campeão nos pênaltis.
Foi justamente no momento em que Ramón Díaz chegou ao Rio de Janeiro para assumir o Vasco. Rayan volta logo após a competição sub-20 e, na estreia do treinador, recebe sua primeira chance, entrando aos 35 minutos do segundo tempo contra o Athletico-PR.
Depois, o departamento de futebol entendeu que, em momento de grande pressão do time, era melhor Rayan continuar a formação na base. No sub-20, o atacante atuou em três jogos da Copa do Brasil e em outros três do Torneio OPG, todos como titular. Nas seis partidas, marcou quatro gols.
Nesta quinta-feira, o Vasco reencontra o Cuiabá, pelo segundo turno do Campeonato Brasileiro, com uma vaga no ataque: Vegetti está suspenso após expulsão contra o Goiás. Rayan, no entanto, não está disponível para dar as caras novamente no profissional.
Figurinha carimbada nas seleções de base, ele foi convocado pela seleção brasileira para a disputa da Copa do Mundo Sub-17. Rayan e Phillipe Gabriel, goleiro da base do Vasco, estão na Indonésia para o torneio que será realizado entre os dias 3 de novembro e 2 de dezembro. Em abril, os dois vascaínos foram campeões sul-americanos com o time do técnico Phelipe Leal.
Desta forma, é difícil que Rayan volte a ter chances no time profissional do Vasco em 2023 - a rodada final do Brasileirão está marcada para o dia 6 de dezembro. O plano do clube é que o atacante possa ter mais minutagem na próxima temporada, quando ainda completará 18 anos (agosto de 2024).
Fonte: ge