Rankings mostram desempenhos de mandantes e visitantes no Brasileiro; veja a posição do Vasco
Terça-feira, 10/10/2023 - 13:39
O Botafogo retomou do Flamengo a condição de melhor visitante do Brasileirão: após a vitória sobre o Fluminense, no Maracanã, passou a ter um aproveitamento de 53,8% dos pontos disputados enquanto o aproveitamento do Flamengo caiu para 52,4% após o empate com o Corinthians na Neo Química Arena. O Flamengo ainda tem mais pontos fora de casa (22 contra 21 do Botafogo), mas já disputou um jogo a mais (14 contra 13).

O Botafogo tinha deixado de ser o melhor visitante após a derrota para o Atlético-MG, na rodada 23. Na próxima rodada, o Botafogo será visitante contra o América-MG, e o Flamengo, contra o Cruzeiro. Nos últimos 12 anos, o melhor visitante acabou como campeão brasileiro.

Mineiros em alta, gaúchos em baixa

Mal colocados na classificação geral, a dupla mineira Atlético-MG e Cruzeiro brilha como visitante no Brasileirão. O Atlético-MG está com a terceira melhor campanha forasteira (48,7% e 19 pontos conquistados), apesar de estar apenas na nona colocação na classificação geral com 40 pontos. São os resultados fora de casa que têm garantido tranquilidade ao clube em relação à permanência na Série A, já que garantiu dois pontos a mais em casa, mas isso lhe garante apenas a 11ª colocação mandante.

Já o Cruzeiro está na 15ª colocação da classificação geral com 30 pontos, apenas três a mais que o Vasco, primeira equipe do Z-4 que leva para a Série B. A situação cruzeirense só não está mais complicada porque tem o quinto melhor aproveitamento de pontos entre os visitantes (44% e 16 pontos ganhos).

Por outro lado, o desempenho forasteiro dos gaúchos Grêmio e Internacional tem deixado a desejar quando analisado o nível de seus elencos. Terceiro colocado na classificação geral (44 pontos), o Grêmio tem apenas a 11ª campanha visitante (30,8%). Conquistou apenas 12 pontos fora de casa, o que comprometeu sua capacidade de alcançar o líder Botafogo.

O Internacional está na 12ª colocação na classificação geral (32 pontos), apenas cinco a mais que o Vasco. Segue olhando mais para a parte de baixo da tabela do que para a de cima porque está com o 13º desempenho forasteiro (28%), apenas 11 pontos conquistados.

Veja o desempenho dos visitantes após a rodada 26.



Desempenho em casa dita classificação geral

O Botafogo acumula os melhores desempenhos mandante e visitante e é ótimo exemplo do abismo dessas campanhas. Fora de casa, o Botafogo lidera com aproveitamento de 54%, mas em casa tem a melhor campanha com aproveitamento de 87%. Em média, quando mandante conquista um ponto a mais por jogo do que quando visitante.

Como conquistam muito mais pontos em casa, via de regra, os melhores mandantes estão no topo da classificação geral. Os quatro primeiros colocados da classificação geral estão nas cinco primeiras posições da classificação mandante: Botafogo, Grêmio, Palmeiras e Bragantino dominam o G-4 que leva para a fase de grupos da Libertadores e estão praticamente nas mesmas colocações na classificação mandante.

O único time com ótimo desempenho mandante, terceiro melhor aproveitamento de pontos (79%) que não está no topo da classificação geral é o sétimo colocado Fluminense. Classificado para a final da Libertadores contra o argentino Boca Juniors, o Fluminense tem no Brasileirão a quarta pior campanha visitante.

Não por coincidência, outro clube com ótimo desempenho mandante que ficou para trás no Brasileirão é o São Paulo, campeão da Copa do Brasil e sexto melhor mandante (69%), mas apenas o décimo colocado na classificação geral do nacional. O São Paulo é o segundo pior visitante do Brasileirão.

Cuiabá e Cruzeiro se enfrentam ainda pela 26ª rodada do Brasileirão apenas no sábado porque o gramado da Arena Pantanal foi preservado para o jogo da seleção brasileira contra a venezuelana pela terceira rodada das Eliminatórias para a Copa de 2026.

Veja o desempenho dos mandantes após a rodada 26.



Fonte: Blog Espião Estatístico - ge