A nova temporada do Novo Basquete Brasil (NBB) está chegando e o Vasco da Gama está de volta à principal competição do país.
O Cruzmaltino, que não joga o NBB desde a temporada 2019/20, chega para a competição buscando ter resultados melhores do que a sua última passagem (5 vitórias em 26 jogos).
Pensando nisso, a R10 Score Vasco da Gama, chefiada pelo Gegê Chaia, (Coordenador geral) e pelo Pedro Ortega (Diretor do Basquete), contrataram nomes interessantes do mercado e separamos alguns destaques para você ficar de olho.
Aposta em jovens talentos
Quando se pensa em montar um time de basquete, é essencial que o clube aproveite os talentos da casa e possa apostar em novos jovens talentos. Para essa temporada o Vasco da Gama seguiu esse pensamento e subiu da base o armador Cauã Euler e o pivô Lucas Brasil. Ambos se destacaram na Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB).
Por sinal, Euler foi o grande destaque do Vasco na competição, tendo médias de 15 pontos, 5.9 rebotes e 3.8 assistências em 11 jogos.
O Cruzmaltino também está apostando em um jovem talento que se destacou na LDB deste ano, é o caso do ala Tarek Santana. O jogador que atuou pelo Coritiba Monster na competição, chega ao Vasco com médias de 11.8 pontos, 7.4 rebotes e 1.4 assistências em 8 jogos.
Outros jovens do elenco são os armadores Alexsander Vernizzi (23 anos), Matheus Eugeniusz (23 anos), os alas-armadores Matheus Weber e Lucas Monteiro. Além do pivô Serjão (23 anos).
Experiência em quadra
Com a intenção de trazer experiência para um grupo jovem, o Vasco trouxe nomes como o do pivô Thiago Mathias, o armador Cauê Verzola e os alas Fabrício Russo, Gustavo Basílio e Humberto Gomes.
Dos recém-chegados, Gustavo é quem terá o reencontro com a torcida. O ala atuou pelo Vasco na temporada 2017/18 e teve médias de 9.6 pontos, 2.8 rebotes e 2.1 assistências em 32 jogos que disputou.
Todos serão fundamentais para a caminhada do time no NBB e acredito que a dupla Verzola e Humberto devem trazer impactos imediatos para a pontuação da equipe.
Comissão Técnica Entrosada
Para o comando técnico da equipe, Léo Figueiró foi o nome escolhido. O seu trabalho de maior destaque foi com o Botafogo na temporada 2018/19. Por lá, o treinador levou o time de General Severiano ao quarto lugar do NBB, ganhou o Troféu Ary Vidal (prêmio dado ao melhor treinador da temporada) e conquistou a Liga Sul-Americana (primeiro título internacional do clube).
A escolha por Figueiró, foi a melhor dentro do cenário nacional na minha opinião. O treinador teve o seu melhor desempenho trabalhando com uma equipe que não era badalada na época e conseguiu transformar em um time aguerrido, destacando peças individuais que ganharam destaque no país. Com um Vasco que tem uma mescla de jogadores experientes e jovens talentos, pode ser um ótimo sinal para a temporada.
Também chega ao Gigante o preparador físico Pedro Falci. Ele fez parte da comissão técnica do Botafogo com o Léo Figueiró e acompanha o treinador desde então.
Além dos dois, um nome que vale destacar é do assistente-técnico Cássio Santos. Com histórico antigo dentro do clube desde quando foi jogador, Cássio deverá ter papel importante para o trabalho com os jovens do elenco e apoiar o treinador nas tomadas de decisões.
A temporada do R10 Score Vasco da Gama no NBB começa no dia 23/10, às 20h, contra o Minas, em São Januário. Ainda não temos informações sobre o ingresso, mas a tendência é que a entrada seja gratuita para os torcedores.
Não deixe de acompanhar o Vasco no basquete, vá a São Januário torcer e fique por dentro de todas as notícias do Cruzmaltino aqui no Papo na Colina e na Vasco Basketball.
Fonte: Papo Na Colina