A trajetória de Gabriel Pec, do Vasco, neste Campeonato Brasileiro é uma verdadeira montanha-russa. Afinal, o atacante já foi sacado da equipe titular três vezes. Nesta última, voltou a entrar no segundo tempo e se tornou herói ao marcar dois gols sobre o Fluminense. No total, aliás, já balançou as redes três vezes consecutivas quando é opção para a parte final do jogo, tornando-se um amuleto cruz-maltino.
Pec tem 11 gols na temporada, cinco deles no Brasileirão. O começo foi animador, com gols sobre Atlético e Palmeiras, além de uma assistência nas duas primeiras rodadas. Com a queda de rendimento do Vasco, o camisa 11 parou de produzir e saiu do time ainda com Mauricio Barbieri. Depois, chegou a voltar com o interino William Batista, mas, posteriormente, só se firmou com o técnico Ramón Díaz em seu terceiro jogo.
Sob o comando do argentino, por sinal, marcou gol entrando na etapa final, contra o Corinthians, e deu uma assistência para Pablo Vegetti na partida seguinte. Era a primeira vitória com Díaz, inclusive, sobre o Grêmio, em São Januário. Então, conquistou a confiança novamente, mas não foi bem nas últimas três partidas. Assim, perdeu espaço para Rossi, mas decidiu contra o Flu nos últimos 15 minutos.
Para Pec, a gestão de grupo do treinador vem sendo positiva e entende a estratégia de começar no banco de reservas.
"Acho que ele é um treinador experiente, com bagagem grande, de diversos títulos. Conhece o estilo dos jogadores, sabe o momento certo de usar todo mundo da melhor maneira. Consegui ganhar confiança dele com os jogos que fiz quando ele chegou. E é isso, já dá pra ver que o time está evoluindo bastante. É continuar focado e, se Deus quiser, sair logo da zona de rebaixamento", disse o camisa 11.
MAIS DE 30 JOGADORES UTILIZADOS
A comissão técnica de Ramón Díaz vem se notabilizando por dar chance a todos os jogadores. Na vitória sobre o Fluminense, mais dois "estrearam" desde que ele chegou. Casos dos volantes Barros e Mateus Carvalho. Com isso, já são 32. Do grupo disponível diariamente, apenas os goleiros reservas, Ivan e Halls, e os laterais-esquerdos Jefferson e Riquelme ainda não entraram em campo.
A tendência é que Rossi seja mantido para o duelo com o Coritiba, quinta-feira, às 19h, em São Januário. Porém, não seria surpresa se Gabriel Pec reaparecesse entre os onze, talvez na ponta esquerda, reassumindo a vaga no lugar de Marlon Gomes.
Com 20 pontos, o Vasco segue sua recuperação e se aproxima cada vez de sair da zona de rebaixamento. Mesmo se vencer o Coxa, no entanto, isso ainda não será possível. Afinal, são cinco pontos de distância para Goiás e Bahia, os primeiros rivais fora do Z4.
Fonte: Jogada 10