Departamento médico do Vasco oferece atendimento multidisciplinar aos atletas do clube
Sábado, 16/09/2023 - 06:45
O Departamento Médico (DM) do Club de Regatas Vasco da Gama, sob a coordenação do Dr Mateus Freitas Teixeira, cardiologista e médico do esporte e Diretor da Sociedade de Medicina do Exercício e do Esporte do Rio de Janeiro (SMEERJ), está reestruturando o DM para atender com excelência aos atletas das modalidades desenvolvidas pelo clube: basquete, natação e remo, além da natação paralímpica que é uma modalidade híbrida.

"A multidisciplinaridade é a base do esporte de alto rendimento. Não temos um atleta em alto nível se não criamos condições para que todas as suas valências e demandas sejam atendidas. O alto rendimento, seja em qualquer esporte, é definido por detalhe. Assim, faço a seleção dos profissionais, de cada área, que possam ajudar os atletas do Vasco da melhor forma, buscando sempre a excelência", destacou o Dr Mateus.

Os atletas do R10 Score Vasco da Gama realizaram as avaliações odontológicas, no dia 12/09, com o intuito de melhorar a performance dos jogadores para o decorrer da temporada. A odontologia do esporte é uma especialidade que visa prevenir, investigar, tratar e reabilitar as doenças bucais que possam vir a interferir na prática e desempenho esportivo do paciente atleta.

Felipe Melo, cirurgião-dentista do Vasco da Gama, é o responsável pelas ações de cuidados com nossos atletas, liderando esse primeiro momento de atendimentos no departamento médico, em São Januário.

"A odontologia do esporte atua em ações preventivas/educacionais, diagnóstico/tratamento, tratamento de urgências e em questões transdisciplinares, associando postura e performance. Com isso, a odontologia consegue mostrar sua importância e necessidade, inclusive na indicação de aparatos de proteção como protetores bucais e faciais", disse Felipe.

Protetores esses que serão usados por alguns dos atletas do R10 Score Vasco da Gama na próxima temporada do NBB. Por ser um esporte de muito contato, é comum ter choque ou um contato mais duro e, mesmo que involuntariamente, um dos atletas ou até mesmo os dois sofrerem algum dano, como a quebra ou a perda de dentes. Pensando nisso, a parte de odontologia do clube tem um papel fundamental na elaboração de protetores bucais personalizados.

"O basquete é um esporte de muito contato, tendo um registro de casos observados elevados de traumatismos em região de face, tendo o protetor bucal um papel importante na prevenção de fraturas dentais, lacerações e para amenizar possíveis traumas e choques que possam vir a tirar o atleta de suas prática laborais. São aparatos de proteção feitos de forma personalizada por um cirurgião dentista a partir da moldagem do atleta", destaca o dentista.

Além do atendimento odontológico, os atletas contam com o serviço de ortopedia, fisioterapia e nutricionista.

*Felipe Melo é formado Odontologia pela UFRJ, tem mestrado em Clínica Odontológica – Dentística (UFRJ), é Especialista em Odontologia do Esporte (CFO) e Especialista em Prótese Dentária (UFRJ), além de Coordenador do Departamento Odontológico Vasco/SAF, Sócio-Diretor ODONTOFITNESS, Capitão PM Dentista (PMERJ), Presidente da Comissão de Odontologia do Esporte (Conselho Regional de Odontologia – CRO-RJ) e Vice-presidente da ABROE (Academia Brasileira de Odontologia do Esporte).

Instagram: @felipemelo_odontofitness



Fonte: Site oficial do Vasco