Vasco agradece o apoio e a manifestação política e popular para a liberação do estádio de São Januário
Vasco da Gama @VascodaGama
O Vasco e a liberação de São Januário
São Januário não é apenas um estádio de futebol. É, sim, um dos mais importantes estádios do país, mas vai muito além de seu papel de arena esportiva. O Estádio de São Januário é parte da história do Brasil, palco de marcantes manifestações políticas, culturais e sociais ao longo de seu quase um século de história. É um estádio com vida, com alma, com fibra em cada tijolo. E o que faz de São Januário um colosso não é apenas sua dimensão esportiva - que é inegável - mas sua integração ao ambiente ao qual pertence.
São Januário é parte do Rio de Janeiro, parte da Zona Norte, parte de São Cristóvão. São Januário é da Barreira do Vasco, do Tuiuti e do Arará. É dos vascaínos e daqueles que o cercam. A interdição de São Januário se deu por vias questionáveis, mas teve um mérito: deu a oportunidade para demonstrações inequívocas de amor e respeito ao Vasco, ao seu estádio e às suas tradições. Mais uma vez os vascaínos cerraram fileiras contra o preconceito e o elitismo que, infelizmente, ainda persistem em nossa sociedade.
Os moradores da Barreira do Vasco, e todos os que vivem em nosso entorno, prestaram um serviço imensurável ao levantarem ao mundo sua voz e sua exigência por respeito com as comunidades e pela reabertura de sua segunda casa, São Januário. Suas vozes se fizeram ouvir e a eles agradecemos pelo esforço e resiliência.
Agradecemos também ao poder público municipal e estadual, ao Ministério Público, à FERJ e aos parlamentares pelo diálogo e pela busca por soluções que passassem pela reabertura de São Januário, compreendida como a solução justa e necessária para o Vasco, para os vascaínos e para a população de seu entorno.
Agradecemos ainda aos meios de comunicação, que se engajaram na divulgação do absurdo que era a manutenção do estádio de São Januário fechado, por argumentos que se mostraram equivocados e preconceituosos. A imprensa esportiva foi de suma importância para a sensibilização da sociedade acerca de um tema que vai além da esfera desportiva.
Ao fim e ao cabo, foi a nossa gigantesca torcida, espalhada pelo Brasil e o mundo, que novamente se apresentou para defender não apenas a nossa casa, mas, principalmente, os ideais que orientam o Vasco desde a sua fundação. Os vascaínos nunca abrirão mão de lutar por um lugar que é sagrado para todos nós.
O Vasco tem que estar no Vasco. E o lugar do Vasco é São Januário. E também o Maracanã.
Fonte: X oficial do Vasco
C.R. Vasco da Gama @crvasco_br
Fonte: X oficial do Vasco