Gilmar Mendes, ministro do STF, prometeu ficar 'vigilante' em relação às decisões sobre São Januário
O ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, se reuniu na tarde de hoje (13), em Brasília (DF), com deputados federais para debater sobre a interdição do estádio de São Januário, e ganhou uma camisa do Vasco.
O que aconteceu
A reunião aconteceu após a ação no STF do deputado federal Aliel Machado Bark (PV-PR), no dia 24 de agosto, solicitando uma liminar para liberar São Januário imediatamente.
Porém, como o Vasco assinou hoje (13) um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público para encerrar a interdição do estádio para público, não houve a necessidade do STF intervir.
Gilmar Mendes, no entanto, fez questão de manter a reunião e recebeu os parlamentares em seu gabinete.
O ministro se mostrou impressionado com as decisões do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e prometeu ficar "vigilante" em relação ao assunto.
Estiveram presentes os deputados federais Aliel Machado Bark (PV-PR), Lindbergh Farias (PT-RJ) e Saullo Vianna (UNIÃO-AM). Marcelo Freixo (PT-RJ) também apareceu.
Aliel, Lindbergh e Saullo são vascaínos. Freixo é flamenguista.
"Racismo estrutural"
Além de ter solicitado a liminar, Aliel Machado Bark denunciou o TJ-RJ por "racismo estrutural", em função de trechos do polêmico relatório do juiz Marcello Rubioli, do Juizado Especial do Torcedor e dos Grandes Eventos, onde é citada a comunidade Barreira do Vasco - vizinha a São Januário - como um local com "disparos de armas de fogo oriundos do tráfico de drogas lá instalado".
Fonte: UOL