Teqball: Vascaínos conquistam ouro, prata e bronze no Teqball Tour Rio de Janeiro
O Rio de Janeiro foi palco de uma das etapas do torneio mundial Teqball Tour. No feriado da Independência, atletas de 18 países ocuparam a Arena Carioca 1 e a Praia de Copacabana, na grande final, com jogos eletrizantes desse esporte que é recente (criado em 2014, na Hungria) e que vem conquistando o coração de quem já era apaixonado por futebol e por futevôlei. O Vasco subiu ao pódio em todas as categorias que disputou: ouro nas duplas femininas com Ester Viana e Vania Moraes, prata nas duplas masculinas com Leo Lindoso e Peleo e bronze nas duplas mistas com Ester, que fez dupla com o atleta romeno Apor Gyorgydeak.
Paty e Letícia, estreantes no Teqball Tour, também competiram na categoria de duplas femininas e foram até as quartas de finais. No domingo (10/09), após as finais, a arena montada na Praia de Copacabana recebeu um clássico carioca. No amistoso contra o Flamengo, o Vasco levou a melhor: a vitória foi por 2 sets a 1, com parciais de 12×9, 6×12, 13×11.
Vania Moraes, campeã das duplas femininas dessa edição do Teqball Tour, construiu sua carreira no futevôlei, sendo campeã mundial, brasileira e paulista, quando recebeu um convite para disputar o primeiro torneio de teqball:
"Há dois anos recebi o convite do meu parceiro Leo Lindoso pra disputar na categoria mista, numa modalidade que até então eu nem conhecia e eu topei porque eu amo desafios. Conquistamos a vaga aqui no Brasil para disputar o mundial, fomos lá e, de cara, conquistamos o vice-campeonato representando o Brasil", contou Vania.
Leo Lindoso e Peleo conquistaram a segunda colocação do torneio nas duplas masculinas. Na final, enfrentaram uma dupla sérvia, três vezes campeã mundial e atual número dois do mundo. Apesar da derrota na última partida, Leo Lindoso destacou os feitos da dupla junto com Peleo:
"Estamos há pouco mais de dois meses com o Vasco e já são três torneios internacionais, sempre chegando nas finais, três vezes campeões junto com as meninas. Eu e Peleo também chegamos na final em Los Angeles, desta vez a gente ganhou dos primeiros do mundo (na semi do Teqball Tour Rio de Janeiro), mas perdemos para a dupla que já é três vezes campeã mundial. Foi um jogo duro, infelizmente não deu, mas é isso. É treino, treino diário. E vamos levar a camisa do Vasco cada vez mais longe!".
Ester Viana, mineira de Belo Horizonte, vem acumulando títulos e conquistas no teqball. Aos 24 anos, Ester é quatro vezes campeã americana e três vezes campeã brasileira, e comemorou mais essa conquista ao lado de Vania. "Só queria agradecer a torcida vascaína por ter vindo em peso e ter torcido pela gente. Com certeza fez toda a diferença. O esporte está começando, o Vasco entrou na modalidade agora e já começou campeão", finalizou a atleta da equipe do Vasco que subiu duas vezes ao pódio no torneio.
Confira mais algumas fotos da competição:
Fonte: Site oficial do Vasco