Livre para trabalhar durante a Data Fifa, o Vasco tem longo tempo para se adaptar até o clássico contra o Fluminense, no dia 16, marcado para o Nilton Santos. No 60º jogo que fará no estádio do Botafogo, o cruz-maltino tenta manter o retrospecto equilibrado, em sua segunda experiência no gramado sintético local — no primeiro turno, perdeu por 2 a 0 em visita ao rival alvinegro.
Por lá, o histórico geral é equilibrado: são 19 vitórias, 19 derrotas e 21 empates, em jogos que englobam, principalmente, clássicos. Contra o Fluminense no estádio, são 15 jogos, com cinco vitórias, seis derrotas e quatro empates.
É possível que, até lá, o cruz-maltino faça pelo menos um treino no campo, visando à adaptação ao gamado sintético. A questão do piso foi discutida com a comissão técnica nos bastidores antes da tomada de decisão definitiva sobre o local da partida. O técnico Ramón Díaz defende a preparação no campo que suas equipes jogam. Desde que chegou ao Vasco, cresceu o número de treinos do cruz-maltino em São Januário.
Contra o Fluminense, o cruz-maltino conta com o retorno do volante Zé Gabriel, suspenso diante do Bahia. Vinha fazendo bons jogos e tomando conta da posição de primeiro volante, liberando Medel para atuar como zagueiro. O chileno é o suspenso da vez e não joga o clássico.
Nos bastidores, a expectativa é que os próximos dias sejam de avanço em acordo com o Ministério Público do Rio pela liberação de torcida em São Januário. Hoje, o Corpo de Bombeiros visita São Januário junto ao MP-RJ para averiguação de dispositivos de incêndio e antipânico no estádio.
Fonte: Extra