O Vasco da Gama participará do primeiro evento de teqball da América do Sul oficializado pela Federação Internacional de Teqball (FITEQ) em conjunto com a Confederação Brasileira de Teqball, dos dias 7 ao dia 10 de setembro, no Rio de Janeiro. De quinta (7) a sábado (9), as partidas acontecerão na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico, enquanto as finais serão disputadas no domingo (10), na Praia de Copacabana, em frente ao Copacabana Palace. O evento terá entrada gratuita. O Vasco participa da competição nas três categorias disponíveis: duplas femininas, duplas masculinas e duplas mistas.
O Vasco estará representado pelos atletas Léo Lindoso, Vania Moraes, Ester Viana, Leonardo Santana (também conhecido como Peleo), Letícia Luzorio e Patrícia Nardy. Na dupla mista, Léo Lindoso e Vânia Moraes ocupam o terceiro lugar do ranking de melhores duplas mistas do mundo e Lindoso e Peleo estão em 9º no ranking mundial de duplas masculinas. Paty e Letícia formaram dupla este ano e disputarão pela primeira vez uma competição do Teqball Tour. As duas foram atletas de futebol antes de começarem no teqball, Paty inclusive foi campeã brasileira e paulista pela equipe do Santos.
"Joguei futebol profissionalmente como goleira durante 22 anos com passagens pelo Santos e seleção brasileira. Sou formada em educação física e quando parei com o futebol, comecei a trabalhar com treinamento físico para atletas. Eu já era amiga da Vânia e foi aí que comecei a passar os treinos pra ela específicos para o teqball, na academia. Aos poucos começamos a treinar na quadra também e por não ter muita gente jogando, eu tinha que passar o treino e jogar também. Foi aí que comecei a aprender e gostar do teqball", contou Paty.
O teqball foi inventado em 2014, na Hungria, por dois entusiastas do futebol. A modalidade é praticada numa mesa similar a do tênis de mesa. A tampa da mesa do teqball é curva com a rede rígida, e o objetivo é passar a bola pro lado da mesa do adversário, podendo tocar no máximo três vezes na bola com qualquer parte do corpo, exceto braços e mãos. O esporte está ganhando cada vez mais espaço, hoje presente em mais de 140 países, e com objetivo de se tornar uma modalidade olímpica.
Para o Teqball Tour Rio de Janeiro estão inscritas 95 duplas divididas nas três categorias disponíveis: 40 duplas mistas, 38 duplas masculinas e 17 duplas femininas, representando 18 países.
"Representar o Vasco está sendo uma experiência incrível pois temos uma equipe muito boa com grandes atletas. Esse campeonato no Rio vai ser o primeiro Teqball Tour que eu e Paty jogaremos juntas e estamos com expectativas muito boas", disse Letícia.
Já aconteceram quatro campeonatos mundiais de teqball e a Federação Internacional de Teqball, juntamente com as federações nacionais, são responsáveis por promover o desenvolvimento da modalidade com a unificação das regras do esporte e criação de competições, sendo o Brasil um dos países que possuem mais medalhistas em campeonatos mundiais.
Confira o histórico das principais conquistas dos nossos atletas:
Leo Lindoso:
2x Vice Campeão Mundial 2021/22
12x Campeão Brasileiro
3x Campeão USA Tour
3º no ranking mundial duplas mistas (junto com Vania)
9º no ranking mundial duplas masculinas (junto com Peleo)
Vania Moraes:
2x Vice Campeã Mundial 2021/2022
6x Campeã Brasileira
5x Campeã Americana
3° no ranking mundial de duplas mistas (junto com Lindoso)
9° no ranking mundial de duplas femininas
Peleo:
4x Campeão Brasileiro
1x Campeão Los Angeles Tour
1x Vice Campeão Los Angeles Tour
4x Bronze Los Angeles Tour
1x Bronze European Tour
9º no ranking de melhor dupla masculina do mundo
Top 20 na categoria duplas mistas
Ester Viana:
3x Campeã Brasileira
4x Campeã Americana
10° no ranking mundial de duplas femininas
15° no ranking mundial de duplas mistas
*Paty e Letícia são estreantes nessa edição do Teqball Tour.
Fonte: Site oficial do Vasco