C.R. Vasco da Gama @crvasco_br
Há 25 anos, no ano do seu Centenário, o Vasco conquistou a sua primeira Copa Libertadores, sagrando-se Bicampeão da América (1948-1998)! Bicampeão do Continente!
Classificado como então campeão brasileiro (1997) para a maior competição de futebol de clubes das Américas, em 1998, o Vasco teve um início difícil no Torneio.
Mas a equipe vascaína cresceu no momento certo e, demonstrando ser o "Time da Virada", levou o Gigante para o topo do continente.
O Vasco passou para as oitavas de final em segundo lugar de seu grupo, eliminando o Cruzeiro/MG nessa fase. Nas quartas de final, o Cruzmaltino eliminou o Grêmio/RS, que, na Primeira Fase, foi o líder do grupo do Vasco.
Na semifinal, o Vasco enfrentou o poderoso River Plate/ARG, cuja equipe era apontada como a melhor do continente e favorita ao título do torneio. No jogo de ida, realizado em São Januário, o gol de Donizete garantiu a vitória vascaína.
A partida de volta foi realizada no imponente Estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires (ARG). Aos 37 minutos da etapa complementar, um antológico gol de falta de Juninho Pernambucano acabou com a festa dos rivais e fez explodir a torcida vascaína em todo o mundo. Surgia o "Gol Monumental".
O Vasco conquistou a classificação para a tão sonhada final. No caminho, havia eliminado os últimos três campeões da Libertadores: Cruzeiro/MG, Grêmio/RS e River Plate/ARG.
Nas partidas da grande final, o time vascaíno conseguiu a vitória nos jogos de ida e de volta, sobre a equipe do Barcelona de Guayaquil, do Equador.
No primeiro jogo, em São Januário, ganhou de 2 a 0, e no jogo de volta, em Guayaquil/QUE, venceu a partida por 2 a 1. Nas duas partidas, os gols vascaínos foram marcados por Luizão e Donizete.
#VascoDaGama #Libertadores25anos
Fonte: Twitter oficial do Vasco