Aos poucos Ramón Díaz começa a dar uma nova cara ao Vasco. Se há algumas rodadas o torcedor não fazia ideia da escalação do jogo seguinte, hoje o treinador tem uma equipe-base, que começa a ganhar forma e pontos. O ataque, no entanto, ainda é um setor em construção.
Ramón claramente já deu seu toque no time. Ele recuou Medel para zaga, improvisou Robson na lateral, resgatou Zé Gabriel do ostracismo e formou um meio de campo sólido com Paulinho e Praxedes. No ataque, no entanto, o técnico argentino ainda busca a formação ideal.
Hoje, Pablo Vegetti é o único nome certo no setor. O argentino entrou muito bem e foi decisivo nos três jogos que participou. A concorrência para jogar ao seu lado, porém, é grande. São duas vagas para algumas opções. Gabriel Pec é quem está na frente atualmente.
Gabriel Pec
Titular em quatro dos cinco jogos desde a chegada de Ramón Díaz, Gabriel Pec tem tido boas atuações e está novamente em alta no Vasco. O atacante tem atuado pelo lado esquerdo do ataque e ganhou a confiança da nova comissão técnica. É o atacante que mais vezes foi titular (4) e com mais minutos (401) em campo com o treinador argentino
Apesar de ter desperdiçado gols importantes contra Grêmio e Atlético-MG, Pec é um jogador que tem grande participação nos lances ofensivos do Vasco e tem sido um desafogo para o time nas saídas em velocidade. Fez um gol diante do Corinthians e hoje é titular de Ramón Díaz.
Pec com Ramón Díaz: cinco jogos (quatro como titular), um gol e 401 minutos em campo
Serginho
Primeiro reforço na janela de transferência do meio do ano, Serginho perdeu espaço com a chegada de Ramón Díaz, mas ressurgiu diante do Atlético-MG. Titular pela primeira vez com o treinador, ele marcou o gol da vitória sobre o Galo e foi um dos destaques do Vasco.
Serginho ganhou pontos e entrou de vez na disputa por uma vaga no time. Além de criar perigo no ataque, provou ser um jogador voluntarioso na defesa. Resta saber se Ramón Díaz irá mantê-lo entre os titulares, com a volta de Orellano, que cumpriu suspensão diante do Atlético-MG.
Serginho com Ramón Díaz: dois jogos (um como titular), um gol e 75 minutos em campo
Orellano
Titular em três dos quatro jogos que esteve à disposição desde a chegada de Ramón Díaz, Orellano agrada à comissão técnica. O treinador conhece o futebol do jovem desde os tempos de Vélez Sársfield e aposta que conseguirá recuperar o bom futebol apresentado na Argentina.
De fato, Orellano cresceu de produção com a nova comissão técnica. Apesar de ainda estar longe de ser o protagonista vislumbrado pelo torcedor quando foi contratado, o atacante tem recebido mais chances e realizado bons jogos. Foi bem contra o Grêmio e teve a melhor atuação diante do Corinthians, quando entrou no segundo tempo. Hoje, é o principal concorrente de Serginho por uma vaga no time contra o Palmeiras, no domingo.
Orellano com Ramón Díaz: quatro jogos (três como titular), uma assistência e 234 minutos em campo
Rossi
Velho conhecido do torcedor vascaíno, reestreou no domingo, contra o Atlético-MG. Rossi vinha de quase três meses de inatividade e, portanto, sua entrada na equipe deve acontecer gradualmente.
É, no entanto, um atacante experiente e que tem tudo para brigar pela titularidade. Contra o Atlético-MG, Rossi mostrou a habitual garra e contribuiu na parte final do jogo para a vitória no Maracanã.
Rossi com Ramón Díaz: um jogo e 20 minutos em campo
Figueiredo
Ganhou espaço com a nova comissão técnica e foi titular nos dois primeiros jogos de Ramón Díaz. No primeiro, inclusive, foi centroavante, posição em que se destacou na Copinha de 2022.
No entanto, Figueiredo ainda não se firmou. Ele participou dos primeiros quatro jogos da nova comissão técnica, mas não entrou em campo contra o Atlético-MG, no domingo. Ramón Díaz vê potencial no atacante, mas hoje ele corre por fora por uma chance no time.
Figueiredo com Ramón Díaz: quatro jogos (dois como titular) e 179 minutos em campo
Payet
Contratado para ser a estrela do time, o francês em algum momento deverá será titular. A posição, no entanto, ainda é incerta. Payet é um camisa 10 armador, mas pode fazer outras funções do meio para frente. Na apresentação, apontou a preferência para atuar como um meia ofensivo, mas se colocou à disposição da comissão técnica para exercer outras funções.
Obviamente, tudo será uma questão de encaixe, mas no atual cenário é difícil enxergar Ramón Díaz sacando Paulinho ou Praxedes do meio de campo. Portanto, é possível que, com a entrada de Payet, um dos homens da frente deixe o time.
Essa, no entanto, é uma questão que ficará para o futuro. Ainda não está definido se Payet será relacionado para o jogo contra o Palmeiras, mas dificilmente ele seria titular, já que está há três meses sem atuar.
Correm por fora
Além dos citados acima, há outros nomes menos cotados que correm por fora. Alex Teixeira é um deles, mas hoje o camisa 7 parece estar com pouco prestígio com a comissão técnica.
Titular na maior parte do primeiro semestre, Alex Teixeira ainda não jogou com Ramón Díaz. O atacante foi relacionado para os cinco jogos com o treinador, mas não entrou em campo e perdeu espaço no elenco.
Erick Marcus é outro atacante que tem jogado pouco. Desde a chegada de Ramón Díaz, ele participou somente de um jogo e esteve em campo por apenas 26 minutos.
Joia da base, Rayan, de 17 anos, chegou a ter oportunidades antes da janela, mas quase não jogou com a nova comissão técnica. Foram apenas 10 minutos na estreia de Ramón Díaz. Com a chegada de reforços para a posição, ele provavelmente terá de ter paciência por novas chances.
Fonte: ge