Há 100 anos, com negros e operários, Vasco conquistou seu primeiro título na elite do futebol e deu início a uma história de glórias e rivalidades
Há 100 anos, o Vasco fez sua estreia na primeira divisão do Campeonato Carioca, naquela época um torneio dominado pelas potências da Zona Sul do Rio de Janeiro: Botafogo, Flamengo e Fluminense. O primeiro ano vascaíno foi arrebatador. Com um elenco essencialmente formado por negros e operários, o time enfileirou vitórias e garantiu o título ao derrotar o São Cristóvão por 3 a 2 em 12 de agosto de 1923. Começava ali, com o time eternizado pelo nome de Camisas Negras, uma história marcada por pioneirismos e glórias dentro e fora de campo.
Além do primeiro título estadual, 1923 também ficou marcado como o ano em que, pela primeira vez, o Vasco enfrentou seus principais rivais cariocas. Desde então, as partidas contra Botafogo, Flamengo e Fluminense mexem com o coração de torcedores em todas as partes do Brasil.
Com uma média de 11,34 jogos por ano, não faltaram gols nos confrontos entre o Vasco e seus rivais. Apenas 9% dos jogos terminaram 0 a 0. Foram 3.133 gols, sendo 1.605 para a equipe vascaína e 1.528 para os rivais, uma média de 2,76 por partida.
Como era de se imaginar, os clássicos ocorreram mais vezes no Campeonato Carioca. Cerca de 62% dos confrontos foram nessa competição. Considerando o Campeonato Brasileiro realizado desde 1971, houve 163 jogos nesse torneio. Foram poucos os clássicos realizados em outros torneios de relevância. Pela Libertadores, houve apenas dois confrontos, contra o Fluminense, na primeira fase de 1985. Vasco e Flamengo se enfrentaram quatro vezes pela Copa do Brasil. Na decisão de 2006, vencida pelo Flamengo, e nas oitavas de final de 2015, vencidas pelos vascaínos com um placar agregado de 2 a 1.
Depois da inauguração do Maracanã, em 1950, o estádio se tornou a principal casa dos clássicos cariocas. O Vasco jogou 709 vezes lá contra seus arquirrivais, mas as histórias desses confrontos viajaram pelo Brasil. Por se tratarem de clubes com relevância nacional, os jogos realizados fora do Rio de Janeiro ganharam relevância para os torcedores de outros estados.
Ao longo de um século, o Vasco construiu uma história inesquecível. Da conquista do marcante primeiro título estadual até os estádios lotados de torcedores, o clube deixou marcas que transcendem o futebol. Durante esses primeiros 100 anos na elite do futebol, os vascaínos inspiraram futuras gerações a buscar a grandeza, superaram obstáculos e deixaram um legado, dentro e fora dos campos.
Fonte: ge