Adversário do Vasco neste sábado, Corinthians tem rendimento pior em jogos com portões fechados; veja histórico
Sábado, 29/07/2023 - 14:44
O Corinthians entra em campo neste sábado, a partir das 18h30 (de Brasília), para encarar o Vasco. O jogo é válido pela 17ª rodada do Brasileirão e vai proporcionar uma experiência diferente daquela que os jogadores do Timão estão acostumados.
Isto porque as arquibancadas da Neo Química Arena estarão vazias por causa da punição sofrida pelo clube no STJD, depois dos gritos homofóbicos da torcida no clássico com o São Paulo, dia 14 de maio. Sem público, o rendimento histórico do Alvinegro em sua casa tende a despencar.
Desde a inauguração da Neo Química Arena, em 2014, o time masculino do Corinthians já disputou 311 partidas por lá. Ao todo, foram 184 vitórias, 84 empates e 43 derrotas.
Com a presença da Fiel nas arquibancadas, o Timão disputou 264 partidas e registrou aproveitamento de pouco mais de 71% dos pontos. Os números são altos e ajudam a explicar o porquê de o estádio na zona leste ser um local temido pelos rivais e cultuado pelos corintianos.
Os jogos do Corinthians com a Fiel:
71% de aproveitamento
264 partidas
165 vitórias
68 empates
31 derrotas
Durante a pandemia do coronavírus, que abrangeu parte das temporadas 2020 e 2021, o Corinthians fez 47 jogos em Itaquera sem a presença do público nas arquibancadas, cadeiras e camarotes do seu estádio. No período, o Alvinegro viu seu desempenho despencar para 51,7% dos pontos disputados.
Os jogos do Corinthians com portões fechados
51,7% de aproveitamento
47 partidas
19 vitórias
16 empates
12 derrotas
Neste sábado, depois de quase dois anos, o Corinthians volta a ter a experiência de jogar sem seu público, e pelo menos terá força máxima dentro de campo. O técnico Vanderlei Luxemburgo não poupará seus titulares e manterá o esquema com uma linha de quatro defensores utilizada no meio da semana contra o São Paulo.
Embora viva um bom momento na Copa do Brasil, o Timão ainda está próximo da zona do rebaixamento no Brasileirão com 16 pontos ganhos em 15 jogos - apenas dois de vantagem para o Bahia, o 17º colocado - e não quer perder a oportunidade de abrir distância do grupo dos quatro últimos colocados.
Fonte: ge