Saiba como foi a 1ª vez de Ramón Díaz em São Januário pela Supercopa da Libertadores de 1997
Domingo, 23/07/2023 - 12:19
Ramón Díaz fará sua estreia no comando do Vasco neste domingo, na partida contra o Athletico, pela 16ª rodada do Brasileirão. A partida será em São Januário, lugar que o treinador argentino conhece muito bem: sua primeira vez no estádio foi num Vasco x River Plate 26 anos atrás (relembre no vídeo abaixo).

Veja como foi Vasco 0 x 2 River Plate em 1997: a primeira vez de Ramón Díaz em São Januário


Em 1997, o então jovem Ramón Díaz comandava o River no início de sua carreira como treinador. Sob o comando de El Pelado, o time argentino conquistou a a Libertadores em 1996 e ganhou o direito de disputar a Supercopa da Libertadores no ano seguinte. O Vasco entrou na disputa como campeão do Campeonato Sul-americano de Campeões de 1948.

Vasco e River se enfrentaram no dia 30 de outubro. Como não se tem registro de alguma ocasião em que Ramón Díaz tenha atuado em São Januário como jogador, é possível dizer que essa foi a sua primeira vez no estádio.



Por causa de uma confusão generalizada em São Januário, a partida sequer terminou: o juiz mandou suspender o jogo na metade do segundo tempo, com vitória do River Plate por 2 a 0. Os Millonarios eliminaram o Vasco da competição da qual mais tarde seriam campeões.

No ano seguinte, o Vasco deu o troco e eliminou o River Plate de Ramón Díaz nas semifinais da Libertadores, com o "gol monumental" de Juninho Pernambucano em Buenos Aires.

Expulsões e juiz apedrejado

Em 1997, o Vasco do técnico Antônio Lopes era o esboço do time que viria a conquistar o continente na temporada seguinte. Com Juninho Pernambucano, Felipe, Evair e Edmundo, a equipe era favorita contra o River Plate naquela noite.

O Cruz-Maltino jogava por uma vitória simples para se classificar para a semifinal da Supercopa. O duelo em São Januário era válido pela última rodada do Grupo 3, com Vasco e River brigando ponto a ponto pela liderança: 10 contra 12, respectivamente. Só um clube de cada chave avançava.



Apesar do estádio cheio, o River não sentiu a pressão e abriu o placar com um bonito gol de falta de Marcelo Gallardo no primeiro tempo.

O Vasco começou a cavar sua própria cova ainda antes do intervalo, com a expulsão de Edmundo, que acertou uma cotovelada no goleiro Germán Burgos. Em seguida, foi a vez de Felipe Maestro receber o cartão vermelho por acertar um pontapé no adversário.

Com dois a menos, o Vasco sofreu o segundo gol: o chileno Marcelo Salas matou no peito dentro da área e fuzilou o goleiro Márcio de perna esquerda. River Plate 2 x 0 em São Januário.



Impaciente, a torcida do Vasco começou a protestar no estádio e a arremessar objetos dentro do campo. Uma pedra atingiu a perna do árbitro auxiliar Juan Riquelme, que precisou ser atendido e foi levado ao vestiário de maca.

O árbitro Eduardo Gamboa precisou suspender a partida aos 25 minutos do segundo tempo, e a Conmebol, mais tarde, confirmou a vitória ao River do técnico Ramón Díaz.

Fonte: ge