C.R. Vasco da Gama @crvasco_br
Há 70 anos, o Expresso da Vitória conquistava o último título da sua era: o intercontinental 'Torneio Internacional Octogonal Rivadávia Corrêa Meyer'.
Foi uma competição épica realizada em 1953, com grandes equipes do Brasil e do exterior. O Vasco da Gama brilhou em campo, liderado por craques como Ademir e Pinga, alcançando a glória de forma invicta.
Com uma campanha avassaladora, o Gigante da Colina obteve 6 vitórias e 1 empate em 7 jogos. Pinga, recém-chegado da Portuguesa/SP, se consagrou artilheiro do torneio com 6 gols.
O Vasco iniciou empatando com o Hibernian, seguiu vencendo o Fluminense e o Botafogo na fase de grupos. Após superar o Corinthians na semifinal, enfrentou o São Paulo na final e venceu ambos os jogos, com destaque para os dois gols de Pinga.
Encerrava-se assim o ciclo vitorioso do Expresso da Vitória, equipe que também conquistou o Campeonato Sul-Americano de Campeões em 1948.
Um título histórico para o Vasco da Gama! O 'Octogonal' marcou o primeiro grande título intercontinental do Vasco da Gama, seguido pelo triunfo sobre o Real Madrid em 1957 no Torneio de Paris.
Na imagem, vemos, da esquerda para a direita: (em pé) Bellini, Ernani, Mirim, Ely, Danilo e Jorge; (agachados) Maneca, Ademir, Ipojucan, Pinga e Dejayr.
Fonte: Twitter oficial do Vasco