Beach Soccer: Herói na estreia da Libertadores, goleiro japonês Shinya Shibamoto conta como chegou ao Vasco
Atual campeão da CONMEBOL Libertadores de Futebol de Areia, o Vasco estreou com o pé direito no grupo A da atual edição, disputada em Iquique, no Chile, após vitória nos pênaltis sobre o Unión Morro-CHI, neste domingo (18). E o herói do confronto foi o goleiro japonês Shinya Shibamoto, de 27 anos, reforço contratado para a disputa da competição continental.
Depois de começar perdendo no tempo regulamentar com gol sofrido logo no primeiro minuto, o Vasco não se rendeu facilmente e conseguiu levar a partida para a prorrogação graças a um empate por 5 a 5 no placar. O destaque dos cariocas foi Pedro, que marcou quatro vezes. Como no tempo extra o marcador seguiu empatado, a definição foi para os pênaltis, e aí Shibamoto apareceu.
O arqueiro, que defende a seleção japonesa de futebol de areia desde 2022, foi o encarregado de bater com sucesso cobrança que deu a vitória do Vasco por 5 a 3 sobre o adversário chileno, garantindo a primeira vitória, e também o primeiro ponto do Cruz-maltino na Libertadores.
Emprestado pelo Tokyo Verdy, do Japão, ao Vasco para a disputa da competição continental nas areias, o goleiro vive a sua primeira experiência internacional. E, apesar de não saber falar português, inglês ou até mesmo espanhol, Shibamoto aceitou o desafio de defender as cores do Cruz-maltino na Libertadores de Futebol de Areia.
Em entrevista ao ESPN.com.br, o arqueiro contou como chegou o convite para defender o Vasco e revelou ser fã do futebol brasileiro, tendo o ex-Barcelona, Milan e seleção brasileira Ronaldinho, que é do futebol de campo, como grande referência desde a infância.
De acordo com Shibamoto, ele ficou sabendo do convite do Vasco através de Ozu Moreira, zagueiro brasileiro naturalizado japonês que defende a seleção asiática e também ocupa o cargo de técnico da mesma. E o goleiro não pensou duas vezes antes de aceitar.
"Ozu me disse que o Vasco me queria para este torneio. Sempre quis jogar em um time estrangeiro, então aceitei imediatamente a transferência", começou por dizer, revelando que já havia ouvido falar do clube brasileiro.
"Eu conhecia o nome, mas nunca tinha visto (o time jogar)", prosseguiu.
O arqueiro sensação do Vasco na Libertadores de Futebol da Areia também elogiou a atmosfera durante as partidas da competição e contou como foi a sensação de cobrar o pênalti decisivo para a vitória cruz-maltina.
"No Japão, não há jogos em arenas como esta. Foi muito divertido porque não estou acostumado a ser vaiado antes de cobrar um pênalti", comentou, afirmando que acredita no tetracampeonato do Vasco na Libertadores nas areias.
"Eu só quero vencer. Definitivamente seremos campeões."
Por último, Shibamoto comentou sobre a sua idolatria por Ronaldinho.
"Ronaldinho é o meu jogador favorito desde pequeno. Sempre assisti às suas jogadas no YouTube", finalizou.
Com a vitória, o Vasco somou o primeiro ponto na Libertadores de Futebol de Areia, uma vez que, segundo o regulamento da competição, o vencedor de uma partida nos pênaltis ganhar um ponto. No tempo normal, a pontuação é maior: 3 pontos; enquanto um triunfo na prorrogação garante 2 pontos.
O clube carioca volta a campo pela competição nesta segunda-feira (19), às 9h (de Brasília), contra o Enabolco FC, da Bolívia. A equipe fecha a sua participação na fase de grupos na terça-feira (20), também às 9h, contra o Presidente Hayes, do Paraguai.
Vale lembrar que, no futebol de areia, os jogos são divididos em três tempos com 12 minutos, cada, totalizando 36 minutos de partida. Na Libertadores, os dois primeiros de cada um dos três grupos avança às quartas de final, assim como os dois melhores terceiros colocados.
O Vasco, que tem três títulos da Libertadores de Futebol de Areia, é o maior campeão. Quem vem atrás é o Vitória, vencedor em 2018.
Fonte: ESPN