Ex-Vasco, atacante Erick lidera artilharia das 4 divisões do Campeonato Brasileiro
Nem Gabigol, Hulk, Luis Suárez ou Tiquinho Soares. O atual artilheiro das quatro divisões do futebol brasileiro é o atacante Erick Farias, do Ypiranga-RS. Com sete gols anotados nas primeiras cinco rodadas da Série C, o atacante de 26 anos vem se destacando pelo time de Erechim no início dos campeonatos nacionais.
Formado das categorias de base do Grêmio e com passagem pelo Vasco em 2022, Erick marcou gol em todos os jogos do time de Erechim na Série C até agora. Fez um contra CSA, Altos e Manaus e dois nas vitórias sobre Paysandu e América-RN, totalizando sete gols na competição.
– A sensação é muito boa. Eu venho trabalhando forte para que as coisas aconteçam da melhor forma possível dentro de campo junto com os meus companheiros. Fico muito feliz em ter começado muito bem, mas sem meus companheiros nada disso estaria acontecendo. É muito trabalho de todo o grupo – afirma o atacante.
Artilheiros das quatro séries do futebol brasileiro
Erick Farias (Ypiranga) - 7 gols
Tiquinho Soares (Botafogo) - 6 gols
Róger Guedes (Corinthians) e Vágner Love (Sport) - 5 gols
Hulk (Atlético-MG), Raphael Veiga (Palmeiras), Bruno Mendes (Guarani), Derek (Guarani), Sassá (Amazonas), Danilo (São Joseense-PR), Gilvan (Campinense) e Histone (Sousa) - 4 gols
O atacante é o responsável por mais da metade dos gols anotados pelo Ypiranga-RS na Série C. A média, no momento, é de 1,4 gol por jogo. Além disso, é o jogador que precisa de menos tempo em campo para marcar um gol, com 63 minutos. Nessa estatística, ele é seguido por Tiquinho Soares, artilheiro do Botafogo e do Brasileirão, que leva 93 minutos para balançar as redes.
A fase artilheira do atacante já vem de antes. De volta ao Colosso da Lagoa no começo da temporada após não ser muito utilizado no Vasco, Erick foi peça fundamental na campanha que levou o Ypiranga até a semifinal do Gauchão. Em sete jogos, balançou as redes em cinco ocasiões. Para o técnico do Ypiranga, a justificativa está na mudança de posicionamento do atleta.
– O Erick sempre jogou pelo lados como um extrema. Comigo ele trabalha como segundo atacante, um modelo diferente, porém ele se encaixa muito bem. No modelo pelos lados, ele jogou no Ypiranga e no Vasco 37 jogos e fez apenas um gol. No atual posicionamento, como segundo atacante, jogou 31 jogos e fez 19 gols – destaca Luizinho Vieira.
A boa fase de Erick já rende algumas comparações e brincadeiras entre os torcedores do Ypiranga. Até o perfil oficial do clube entrou na onda e chamou o atacante de "Erick'Bappe", em alusão ao astro do Paris Saint-Germain e da seleção da França.
Fonte: ge