O Vasco está de volta ao basquete. E ao NBB. O clube anunciou, nesta terça-feira, em coletiva de imprensa na sede náutica da Lagoa, no Rio de Janeiro, seu retorno ao Novo Basquete Brasil, principal competição da modalidade no país, na temporada 2023/2024.
- O Vasco volta de maneira sustentável, com contratos assinados e pronto para iniciar os trabalhos. É o resgate dessa tradição tão bonita, do Vasco no basquete. O Vasco volta para construir um novo caminho. É o inicio de uma nova caminhada, de um novo tempo. Vamos construir isso juntos - declarou Carlos Roberto Osório, vice-presidente geral do clube.
Gestor técnico do basquete do Vasco, o ex-jogador Gegê Chaia afirmou que o clube não irá cometer loucuras, mas frisou que o time será competitivo.
- O pensamento do projeto é montar um time físico, jovem, competitivo. Entendemos que há várias opções no mercado que estamos estudando e indo a fundo. Uma ideia poderia ser pegar um jogador de renome, mas entendemos que o caminho é pensar no futuro, não é cometer loucura. O projeto é focado nos próximos passos. Prometemos um elenco homogêneo, físico e que vai entregar dentro de quadra.
O Vasco retorna ao basquete sonhando com a época áurea - no final dos anos 90 e início dos anos 2000. O Gigante da Colina é bicampeão sul-americano, soma duas Ligas Sul-Americanas e ergueu a taça do Campeonato Nacional masculino e 2000 e 2001. Em 1999, o clube perdeu para o San Antonio Spurs, campeão da NBA, na final do McDonald's Championship, na Itália, torneio equivalente ao mundial de clubes.
Figueiró assume em julho
O ge apurou que Léo Figueiró será o treinador do Vasco nesta nova empreitada. O técnico, entretanto, tem contrato vigente com o Corinthians até o dia 9 de julho. Desta maneira, só no dia seguinte ele ficará livre para assinar com o Cruz-Maltino.
Treinador do Corinthians desde 2021, Léo Figueiró é natural do Rio de Janeiro e possui no currículo a conquista da Liga Sul-Americana pelo Botafogo, na temporada 2019/2020, quando foi eleito o melhor técnico do NBB.
Depois de sair do Botafogo, Figueiró assumiu o Bauru Basket, esteve com a Seleção Brasileira no Pré-Olímpico, e chegou em julho de 2021 ao Parque São Jorge - seis anos após iniciar sua carreira de treinador.
Metas do clube
- Participação no Campeonato Brasileiro Interclubes - Liga de Desenvolvimento de Basquete Sub-22 em 2022 (objetivo alcançado)
- Retorno das categorias de base (alcançado)
- Participar do Campeonato Brasileiro Interclubes - Liga de Desenvolvimento de Basquete Sub-22 em 2023
- Retornar a ser referência na formação de atletas na modalidade nos próximos 03 anos
- Estar nas finais dos Campeonatos Brasileiros Interclubes (CBB/CBC) nas categorias de base nos próximos 03 anos
- Estar consolidado entre as principais equipes da LNB nos próximos cinco anos
- Estar nas finais das Interligas e da Champions League Américas nos próximos 06 anos
- Ter dois atletas identificados e formados nas categorias de base do clube participando do Draft da NBA nos próximos 10 anos
Fonte: ge