Há 100 anos, Vasco vencia o Fluminense no primeiro jogo oficial entre os dois clubes
Depois das estreias contra Botafogo e Flamengo, o Vasco enfrentou pela primeira vez o Fluminense, no dia 20 de maio de 1923, e fez do rival mais uma vítima na trajetória rumo ao primeiro título da sua história. Observado por mais de 10 mil torcedores, Arlindo abriu o caminho para a artilharia da competição, no Estádio das Laranjeiras, há exatos 100 anos.
O algoz
Autor do gol da vitória por 1 a 0, Arlindo ainda não havia feito gols pelo Vasco na competição. Mas desandou a marcar depois do clássico contra o Fluminense e terminou o Carioca como artilheiro, ao lado de Ceci, com oito gols.
Natural do Rio de Janeiro, Arlindo Corrêa Pacheco tinha 25 anos à época e era funcionário de uma companhia de seguros no centro do Rio de Janeiro.
Ele não ficou muito tempo no Vasco, afinal esta era uma de suas características, tanto que era chamado de "borboleta", apelidado dado aos jogadores que trocavam muito de clube.
Ele estava no Botafogo antes de chegar ao Vasco e também tinha passagens por Villa Izabel e América. Logo após o Carioca, Arlindo saiu e não participou da famosa Resposta Histórica de 1924, após a AMEA solicitar ao clube a exclusão de alguns jogadores. Russinho, contratado para o lugar do artilheiro, foi um dos atletas caçados pela associação.
Flu já havia sido vítima dos Camisas Negras
Apesar do primeiro jogo oficial entre os rivais ter ocorrido em 20 de maio, as equipes haviam se enfrentado em um amistoso dois meses antes. Novamente com vitória do Vasco.
Em seu primeiro ano na elite estadual, o clube fez alguns jogos preparatórios e enfrentou o Fluminense no dia 11 de março de 1923, no antigo Campo da Rua Figueira de Melo, hoje Estádio Ronaldo Nazário, em São Cristóvão.
Naquele primeiro encontro o Vasco fez jus à fama de "time da virada". O Fluminense saiu na frente com dois gols de Welfare ainda no primeiro tempo. Quatro anos depois, em 1927, o centroavante inglês passou a treinar o clube cruzmaltino, onde ficou por mais de 10 anos.
O Vasco diminuiu antes do intervalo, com Negrito, e virou no segundo tempo, com gols de Totterolli e Negrito mais uma vez, decretando a vitória por 3 a 2.
Outra vitória na volta
O ano de 1923 não teve espaço para o Fluminense. Depois de vencer o amistoso e o primeiro clássico oficial, o Vasco também derrotou o rival tricolor no jogo do segundo turno do Campeonato Carioca. Em 29 de julho, Pires e Negrito garantiram a vitória vascaína por 2 a 1.
Os Camisas Negras sofreram apenas uma derrota na campanha do título: 3 a 2 para o Flamengo, pelo jogo de volta. Ao todo, o Vasco somou 11 vitórias, dois empates e uma derrota.
Fonte: ge
Memória Vascaína @HenriqueHuebner
20/05/1923 - No primeiro jogo oficial na Metropolitana, a primeira vitória do Vasco sobre o Fluminense no estádio do adversário!
Vasco 1 - Fluminense 0
1.º turno do Campeonato da LMTD
Estádio da rua Guanabara em Laranjeiras
fonte:#AlmanaquedoVasco
imagens: #MemoVas
🔽
Os Camisas Negras contaram com: Nelson Conceição; Leitão e Claudio Destri; Nicolino, Bolão e Arthur; Paschoal, Torterolli, Arlindo (30/2T), Cecy e Negrito. Técnico: Ramón Platero
Fonte: #almanquedovasco
imagens: #MemoVas (Revistas da Semana - acervo pessoal)
Imagens: Revista da Semana (acervo pessoal #MemoVas)
Fluminense: Ramos; Motta Maia e Chico Netto; Lais, Bordallo e Fortes; Paulo Viana, Zezé, Welfare, Coelho e Moura Costa. Técnico: Pode Pettersen
Fonte: #AlmanaquedoVasco
Imagens: Revista da Semana (Acervo Pessoal) #MemoVas
#Vasco
#CRVG
Imagens: Revista da Semana (acervo pessoal #MemoVas)
Fonte: Twitter Memória Vascaína
C.R. Vasco da Gama @crvasco_br
Há 100 anos, Vasco e Fluminense/RJ se enfrentaram pela primeira vez em partidas oficiais, organizadas por ligas. A equipe vascaína venceu o tricolor carioca por 1 a 0, com o gol do artilheiro Arlindo.
Com a vitória, os lendários Camisas Negras derrotaram todos os chamados grandes do futebol da capital do Brasil, no 1.º Turno do Campeonato de Futebol do Rio de Janeiro de 1923.
Vasco e Fluminense já haviam se enfrentado no dia 11 de março do mesmo ano, em amistoso realizado no Estádio da Rua Figueira de Melo. O jogo terminou com vitória vascaína por 3 a 2.
Ficha Técnica:
20 de maio de 1923 (Domingo)
VASCO 1x0 Fluminense/RJ
Campeonato Carioca (1923) - 1.º Turno
Estádio das Laranjeiras/RJ
Público pagante: 10.910
Gol: Arlindo 30/2T (VAS)
Árbitro: Virgílio Fedrighi
VASCO: Nelson; Leitão e Cláudio; Nicolino, Bolão e Arthur; Paschoal, Torterolli, Arlindo, Cecy e Negrito. Técnico: Ramón Platero
Fluminense/RJ: Ramos; Motta Maia e Chico Netto; Laís, Bordallo e Fortes; Paulo Vianna, Zezé, Welfare, Coelho e Moura Costa. Técnico: Pode Pettersen.
Créditos:
Imagem 01: O Malho (1923). Acervo: Biblioteca Nacional.
Da esquerda para a direita: Paschoal, Nicolino, Negrito, Arlindo, Cláudio, Bolão, Cecy, Arthur, Torterolli e Leitão. O grande goleiro Nelson está ajoelhado.
Imagem 02: O Paiz (1923). Acervo: Biblioteca Nacional
Ficha Técnica da Partida: Almanaque do Vasco (2019)
Fonte: Twitter oficial do Vasco