Vasco teve o 18º maior engajamento do mundo no Instagram em abril, aponta levantamento
O Fluminense anda em alta dentro e fora de campo: bicampeão carioca e único time 100% na Libertadores, o clube teve o maior engajamento do mundo nas redes sociais em abril. É o que aponta um estudo da "Samba Digital", agência de marketing esportivo especializada em internacionalização de marcas. O mês em questão marcou a estreia do craque Marcelo, ex-Real Madrid, após 17 anos na Europa, e a conquista do Campeonato Carioca, o primeiro título do técnico Fernando Diniz na elite do futebol brasileiro.
O engajamento é calculado através de uma média de interações (likes, curtidas, encaminhamentos) com relação à própria quantidade de seguidores. Com isso, torna-se possível fazer um comparativo direto entre as contas independentemente do número de seguidores de cada clube. O Fluminense teve 61% da taxa de engajamento no "Instagram" em abril, 18% a mais que o Istanbulspor, da Turquia, o segundo colocado (veja o ranking na tabela acima).
A publicação que alcançou a melhor taxa de engajamento no mês foi a que mostra Marcelo logo após sua estreia, na vitória por 3 a 1 sobre o Sporting Cristal em Lima, no Peru, na primeira rodada da Libertadores. O vídeo que acompanha o craque até o vestiário e falando o "bordão" de Diniz ("vitória, Fluminense") atingiu mais de 412 mil interações (veja abaixo). E a comemoração do técnico após o título carioca, com direito à cambalhota no gramado do Maracanã, chegou a 271 mil interações.
Além disso, o Fluminense também apareceu em abril como o 20º clube do mundo com maior número de interações totais ao somar 23,8 milhões. Entre os times brasileiros, só ficou atrás de Santos (24,2 milhões), Palmeiras (33,5 milhões), Corinthians (67,8 milhões) e Flamengo (87,4 milhões). O líder geral do ranking foi o Real Madrid, da Espanha, com 255,1 milhões (veja na tabela abaixo).
Fonte: ge