Entenda por que clássicos têm divisão 90/10 no Maracanã e como São Januário impacta em Fluminense x Vasco
Fluminense e Vasco se enfrentam neste sábado, às 21h (de Brasília), no Maracanã, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. Nas arquibancadas, a divisão não será meio a meio, algo que tem sido recorrente em clássicos cariocas desde 2017. Mesmo assim, vascaínos cobraram mais ingressos para a partida e classificaram a divisão como "pequena e mesquinha". O caso, no entanto, é mais complexo, também envolve Flamengo e Botafogo, é originado de brigas políticas e tem São Januário como divisor de águas. O GLOBO explica didaticamente toda a situação.
Por que Fluminense x Vasco será 90/10?
Por reciprocidade. Desde 2017, quando os clássicos de Fluminense e Flamengo contra Vasco e Botafogo passaram a ser disputados com carga menor para os visitantes, assim é feito. Quando Fluminense e Flamengo são mandantes, os clássicos acontecem no Maracanã com divisão 90/10. O mesmo vale para quando Vasco e Botafogo mandam seus jogos em São Januário e Nilton Santos, respectivamente. Neste caso, são tricolores e rubro-negros que ficam apenas com 10%.
No último fim de semana, Flamengo e Botafogo se enfrentaram pelo Campeonato Brasileiro. Como o rubro-negro foi mandante, o Maracanã ficou dividido com a torcida alvinegra tendo disponível apenas 10% da quantidade de ingressos.
Mas por que isso mudou?
Por decisões políticas. Desde 2016, o então presidente do Vasco, Eurico Miranda, queria que São Januário voltasse a ser utilizado em clássicos. Então, em 2017, levou as partidas contra Fluminense e Flamengo para o estádio cruz-maltino. Devido a incapacidade de divisão 50/50 no local, a determinação foi de que os visitantes tivessem acesso a 10% da carga de ingresso, a mesma recebida por clubes de fora do Estado do Rio de Janeiro.
Por que no Campeonato Carioca é 50/50?
Por que a Federação de Futebol do Estadio do Rio de Janeiro (Ferj) tem uma regra em seu regulamento que ordena que clássicos no Rio de Janeiro sejam 50/50. O mesmo não acontece com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que deixa a decisão a critério dos mandantes. Veja o trecho do regulamento de competições do Campeonato Carioca.
"Os clássicos do campeonato deverão ser realizados em estádios indicados pelo mandante e de acordo com critérios a serem definidos em reunião própria cuja ata fará parte deste regulamento, com torcida dividida (50% para cada clube), salvo acordo entre as partes ou impedimento legal, neste último caso", diz o documento.
Por que os Fla-Flus em Brasileiros são 50/50?
Por um acordo entre os clubes. Parceiros na gestão do Maracanã, Fluminense e Flamengo decidiram que não seguiriam a divisão de 90/10 em clássicos entre eles. A conta da dupla foi que o Maracanã precisa gerar renda de, no mínimo, R$ 1,5 milhão para o clube mandante não sair no prejuízo. Como os dois jogos entre eles são no estádio e há reciprocidade entre os clubes, o acordo foi selado. O único beneficio entre tricolores e rubro-negros é prioridade na compra de ingressos: mando do Fluminense, sócios do clube compra antes; o mesmo vale para jogos com mando do Flamengo.
Há clássicos disputados em São Januário?
Em Brasileiros, sim. Desde a reabertura do Maracanã, em 2013, após as obras para a Copa do Mundo, o Vasco foi mandante em clássicos contra o Fluminense em seis oportunidades. Em quatro delas, levou a partida para São Januário. Veja a lista:
Brasileirão 2020: Vasco 1 x 1 Fluminense (São Januário)
Brasileirão 2019: Vasco 2 x 1 Fluminense (São Januário)
Brasileiro 2018: Vasco 1 x 1 Fluminense (São Januário)
Brasileiro 2017: Vasco 3 x 2 Fluminense (São Januário)
Brasileiro 2015: Vasco 0 x 1 Fluminense (Nilton Santos)
Brasileiro 2013: Vasco 1 x 0 Fluminense (Ressacada)
Já contra o Flamengo, o número diminui. Neste período, dois clássicos foram disputados em São Januário. Houve clássicos que não puderam ser no local devido a venda de manda de campo ou ordens dos órgãos de segurança. Confira a lista:
Brasileirão 2020: Vasco 1 x 2 Flamengo (São Januário)
Brasileirão 2019: Vasco 1 x 4 Flamengo (Mané Garrincha)
Brasileiro 2018: Vasco 1 x 1 Flamengo (Mané Garrincha)
Brasileiro 2017: Vasco 0 x 1 Flamengo (São Januário)
Brasileiro 2015: Vasco 1 x 0 Flamengo (Arena Pantanal)
Brasileiro 2013: Vasco 0 x 1 Flamengo (Mané Garrincha)
Fonte: O Globo