17 times do Brasileirão Assaí 2023 têm jogadores campeões dos Sul-Americanos Sub-17 e Sub-20, títulos que a base da Seleção Brasileira conquistou recentemente de forma invicta. Na relação de clubes, Athletico (PR), Corinthians, Palmeiras e Vasco se destacam na lista com cinco atletas cada, seguidos do Cruzeiro, com quatro, e Flamengo, Fluminense e Grêmio, com três.
Em fevereiro, a Seleção Brasileira Sub-20 conquistou na Colômbia a competição pela 12ª vez e teve a contribuição importante de Andrey e Vitor Roque, artilheiros do Sul-Americano com seis gols. Convocados por Ramon Menezes, a dupla figura nos times titulares de Vasco e Athletico-PR, respectivamente, e foi chamada para o amistoso da Seleção Principal com o Marrocos.
Já a Sub-17 levantou a taça em abril, no Equador, com uma vitória de 3 a 2 sobre a Argentina. Com o título, o Brasil chegou ao 13º troféu do torneio e aumentou a prateleira de conquistas, desta vez sob o comando de Phelipe Leal. Assim como na Sub-20, a Sub-17 teve os artilheiros Kauã Elias e Rayan, com cinco tentos.
Entre os 46 atletas campeões, 43 jogam no futebol brasileiro. As exceções são os zagueiros Robert e Douglas Mendes, que vestem a camisa de Zenit (RUS) e FC Liefering (AUS), respectivamente, e o atacante Sávio, do PSV (HOL).
Com dois jogadores no elenco, fazem parte da lista Red Bull Bragantino, Internacional e Santos. Com apenas um jogador entre os convocados, estão América-MG, Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Coritiba e São Paulo.
Entre Cuiabá, Goiás e Fortaleza, clubes que não cederam atletas ao Brasil, a equipe mato-grossense teve o lateral-esquerdo Rikelme convocado para os amistosos de preparação da Sub-20 na Espanha, o primeiro da história da equipe a vestir a Canarinho.
Fonte: CBF