Família encontra diário com relatos da história do Vasco; veja reportagem do 'Globo Esporte'
Família encontra diário com relatos da história do Vasco - hoje, 27/04/2023
Fonte: ge
Leonardo Luz @leoribeirodaluz
Vou aproveitar a noite feliz de ontem e escrever um breve fio Vascaíno dedicado a outros vascaínos, nas pessoas de @JoaoAlmirante2 @GustavoMehl @leloira @stephanicrvg @afbeah @JairoRochaFilho @RenatinhoNeto @Marquinhoscrvg1 e tantos outros.
Eu não conheci meu avô paterno, que nasceu em 1916 e morreu em 1981. Nasci meses depois da morte dele.
Sou vascaíno por conta do lado paterno na família, meu pai e meu tio especialmente. Mas nunca tive muita referência sobre o vascaíno que meu avô era. Até que…
Até que essa semana meu pai aparece aqui em casa com uma pasta. Era uma cópia do diário do meu avô. Coisas que ele escrevia sobre a vida. Ele era um artista, pintor e escultor, escreve muito sobre arte, sobre a família, e tal. Mas vejam que achados aqui:
O diário é escrito em 1956. Já na página de abertura, em que ele fala onde nasceu, um pequeno desenho - e ele desenhava pra caralho.
Ele passou a infância em Portugal, apesar de nascer no Brasil. Mas aqui diz seu primeiro ídolo brasileiro foi "Nelson, o grande guarda redes do Vasco da Gama
Ele chegou ao Brasil em 29. Já nesse ano, relata ter visto um Vasco x Botafogo no estádio. Qual estádio teria sido, e qual o resultado? vou tentar achar.
ele trata como 'o célebre esquadrão campeão de 1929'.
Esse aqui é o Vasco que meu avô viu jogar no Estádio.
Na página seguinte, seus maiores ídolos no futebol. Domingos e Leônidas. Também em destaque Rei, Batatais, Itália, Fausto, Martin, Danilo, Romeu, Lelé, Ademir, Zizinho, Russinho, Orosimbo, Julinho, Garrincha e Pelé. Belini e Rafaneli.
Aqui cita dois ataques terríveis. Do Vasco e do Flamengo.
pelo vasco, o ataque "mais positivo". Djalma , Lele, Ademir, Jair e Chico.
Aqui a parte mais legal pra mim. Transcrevo:
"O futebol é uma paixão contagiante que domina a alma do povo e o arrasta aos estádios, na ambição de um goal ou de uma vitória épica.
É porque gosto desse esporte violento não posso deixar de mencionar aqui o VASCO DA GAMA a quem (…)
(...) devo muitas emoções.
Ele me fez delirar e sofrer intensamente e faz parte da minha vida.
Ser adepto de um clube é sentir no peito a vibração do triunfo e na boca o amargor da derrota. Este privilégio pertence ao Vasco e à seleção nacional exclusivamente."
Leonardo Luz @leoribeirodaluz
Aqui um desenho dele retratando Feitiço, do Vasco. Desenho de 1936.
Mais um desenho da seleção brasileira (1933)
Pra finalizar, carta que ele recebeu do CR Vasco da Gama com um agradecimento por ter comunicado sua "resolução de continuar no quadro social". Aparentemente, renovou aqui a sua condição de sócio do Vasco.
O mais importante está na data
"Rio de janeiro, 19 de outubro de 1948"
que ano deve ter sido 1948 pra ele né?
nunca vou conseguir lembrar todo mundo, mas também dedico a @ritacsborges @fakedeliz @marcelo_damiao @mdavidmacedo @raphasconceicao @rmartins @Cal_Ipanema @olarique92
Fonte: Twitter Leonardo Luz