Flamengo e Corinthians são os times com imagem mais negativa entre os torcedores dos clubes brasileiros. Com as duas maiores torcidas do Brasil, os times mais amados também são os mais odiados no futebol nacional. O Vasco fecha o pódio das equipes com maior rejeição.
Entre os clubes com imagem mais positiva, o Palmeiras lidera, seguido por Fluminense e Athletico-PR. Os resultados fazem parte da primeira pesquisa AtlasIntel de torcidas no Brasil.
O levantamento consultou 1.600 pessoas em 640 municípios entre 6 e 20 de abril. O questionário continha a pergunta "Você tem uma imagem positiva ou negativa desses times?". A resposta podia ser positiva, negativa ou neutra. Veja os resultados e entenda mais abaixo a metodologia.
Entre os clubes com imagem positiva, os quatro primeiros foram campeões estaduais este ano. O Palmeiras conta com a simpatia de 66% das pessoas consultadas. Atrás vêm Fluminense (63%), Athletico-PR (62%) e Atlético-MG (61%).
Já o ranking de imagem negativa tem o Flamengo na liderança (35%), seguido por Corinthians (32%), Vasco (26%) e São Paulo (23%).
Resultado clube a clube
Na pesquisa AtlasIntel, é possível ver a opinião dos torcedores de cada clube sobre as outras equipes do futebol brasileiro. Veja no gráfico abaixo os três times com as imagens mais positivas e os três com as mais negativas para os torcedores de cada clube.
Exemplo de leitura: para 80% dos torcedores do Atlético-MG, o Palmeiras tem uma imagem positiva, enquanto o Flamengo é visto de forma negativa por 64% dos atleticanos que responderam à pesquisa.
Das 15 maiores torcidas, sete veem o Flamengo como a imagem mais negativa. Outras quatro citaram o Rubro-Negro entre os três piores. Somente a torcida do Bahia vê o Fla com a imagem mais positiva, com 86,7% de aprovação dos tricolores baianos, a maior marca entre todas. Os torcedores do Vasco veem de forma muito positiva o Palmeiras, com 86,4%.
As maiores rejeições do Flamengo vêm das torcidas do Internacional e do Vasco. O rival de São Januário lidera o ranking de imagem negativa entre os rubro-negros.
A torcida do Corinthians, segunda maior do Brasil de acordo com a pesquisa AtlasIntel, tem nos rivais paulistas as imagens mais negativas - o São Paulo lidera a rejeição entre os corintianos, enquanto Palmeiras e Santos vêm em seguida. Do outro lado, o Timão está entre os três clubes com imagem mais negativa para torcidas de 12 dos 15 times.
Terceiro mais rejeitado, o Vasco tem uma imagem pior para as torcidas de Bahia, Cruzeiro e Sport, além da rejeição da dupla Fla-Flu, rivais cariocas.
O baixo índice de aprovação dos times para a torcida do Athletico Paranaense chama atenção. A maior aprovação dos torcedores do Furacão é o América-MG, com apenas 18,1%. Foi a torcida com maior índice de "neutros" entre as respostas, por isso a aprovação tão baixa na comparação com as das outras equipes.
Sobre a metodologia
A pesquisa Atlas colhe as informações organicamente durante navegação de rotina na internet - em smartphones, tablets, laptops ou computadores. O método - conhecido como RDR (Recrutamento Digital Randômico) - foi desenvolvido pelo AtlasIntel para calibrar as chamadas "amostras robustas", para assegurar retratos representativos da população alvo - ou seja, a calibragem buscava atingir principalmente pessoas interessadas em futebol que navegavam na internet.
De acordo com o instituto de pesquisa, este método tem duas vantagens: contempla diversas fontes de vieses e lida com a possível super ou sub-representação de grupos demográficos.
A outra é que evita possível impacto psicológico da resposta ao pesquisador nas ruas ou em residências. O AtlasIntel acredita que a pessoa consultada pode responder em condições completamente anônimas e sem receio de causar impressão negativa para o entrevistador ou para pessoas que possam estar ouvindo as respostas.
Além da metodologia, a maior diferença da pesquisa pela internet é o número de municípios consultados. A pesquisa Ipec do ano passado foi a 128. A mais recente da Quaest e da rádio Itatiaia (MG) teve 325 cidades. A do AtlasIntel recebeu respostas de 640 municípios brasileiros.
Perfil dos entrevistados (em %)
Para garantir a representatividade em nível nacional, as amostras da Atlas são pós-estratificadas usando um algoritmo interativo em um conjunto mínimo de variáveis de destino: sexo, faixa etária, nível educacional, nível de renda, região e comportamento eleitoral anterior. As amostras resultantes do processo de pós-estratificação se assemelham ao perfil da população adulta do Brasil, inclusive daqueles que possuem acesso mais limitado à tecnologia.
Fonte: ge