C.R. Vasco da Gama @crvasco_br
Há 100 anos Vasco e Botafogo entraram em campo no Estádio de General Severiano para disputarem a primeira partida da história do Clássico.
Os Camisas Negras venceram por 3 a 1, com gols de Mingote, Paschoal e Cecy. Foi a primeira vitória vascaína sobre um dos "grandes" naquele campeonato histórico.
No geral, Vasco e Botafogo se enfrentaram 364 vezes, com 157 vitórias vascaínas, 102 alvinegras e 105 empates.
O Gigante da Colina marcou 552 gols e sofreu 478.
Imagem: Vida Doméstica, 30/04/1923. Acervo: Biblioteca Nacional.
Ficha Técnica da Partida
Data: 22/04/1923 (Domingo)
VASCO 3x1 Botafogo/RJ
Campeonato Carioca - 1923 - 1.º Turno
Local: Estádio de General Severiano (Rio de Janeiro/RJ)
Árbitro: Virgílio Fedrighi
Vasco: Nelson; Leitão e Cláudio; Adão, Bolão e Arthur; Mingote, Paschoal, Torterolli, Cecy e
Negrito. Técnico: Ramón Platero (URU)
Botafogo/RJ: Casemiro; Waldemar e Braga; Baby, Caruso e Lagreca; Leite de Castro, Bolivar,
Nilo, Fred e Maciel.
Gols: Mingote 19/1T (VAS), Nilo 37/1T (BOT), Paschoal 20/2T (VAS) e Cecy 23/2T (VAS).
#VascoDaGama
Créditos da Ficha Técnica: Almanaque do Vasco
Fonte: Twitter oficial do Vasco
Memória Vascaína @HenriqueHuebner
22/04/1923 - No primeiro clássico oficial, vitória dos Camisas Negras - Botafogo 1 x Vasco 3 - Campo da Rua General Severiano
Vasco: Nelson; Leitão e Claudio Destri; Adão, Bolão e Arthur; Mingote (19/1T), Paschoal (20/2T), Torterolli, Cecy (23/2T) e Negrito. Téc. Ramón Platero
Botafogo FC: Casemiro; Waldemar e Braga; Baby, Caruso e Lagreca; Leite de Castro, Bolivar, Nilo (37/1T); Fred e Maciel.
Fonte: #AlmanaquedoVasco
Imagem: O Malho e Gazeta de Noticias - Acervo BN Digital
#MemoVas
#Vasco
#CRVG
Fonte: Twitter Memória Vascaína
Camisas Negras: há 100 anos, Vasco jogava e vencia primeiro clássico contra o Botafogo
Último grande clube do Rio a formar um time de futebol, o Vasco iniciava em 1923 sua trajetória na elite carioca com uma das equipes mais marcantes de sua história, os Camisas Negras. Há 100 anos, em 22 de abril, o Vasco disputava e vencia seu primeiro clássico, contra o Botafogo.
Em 1920, o Vasco recebeu os dois primeiros Camisas Negras, que seriam campeões de 1923: Arthur, do Hellenico Athletico Club, e Torterolli, do Carioca Football Club. Em 1922, mais solidificado, o time venceu a Série B do estadual e chegou à elite na temporada seguinte.
Vitória sobre o rival marcou arrancada para o título
O "Clássico da Amizade" foi o segundo jogo do Vasco no Campeonato Carioca, que antes havia empatado em 1 a 1 com o Andarahy na estreia. Posteriormente, os Camisas Negras ficaram com o ponto do Andarahy, punido por incluir um jogador sem inscrição na partida.
Na segunda rodada começava a arrancada do Vasco para o título, conquistado com apenas uma derrota em 14 jogos disputados. Com gols de Mingote, Paschoal e Cecy, o time de Ramón Platero bateu o Botafogo por 3 a 1 na estreia contra um de seus principais rivais. Nilo descontou para o adversário no campo da Rua General Severiano.
Quem são os jogadores do Vasco que marcaram gol no primeiro jogo contra o Botafogo?
• Mingote
Domingos Vicente Passini nasceu no Rio de Janeiro em 1902 e trabalhava no comércio carioca quando começou a defender o Vasco. O zagueiro chegou ao clube em 1921 depois de atuar pelo Pereira Passos Football Club, do bairro da Saúde. Teve importante participação no segundo turno do Campeonato Carioca de 1923.
• Paschoal
Paschoal Cinelli nasceu no Rio de Janeiro em 1900 e também era funcionário do comércio quando passou a jogar pelo Vasco. Foi apelidado de "Trem de Luxo" dos Camisas Negras porque possuía uma arrancada rápida e constante. Com uma vida inteira dedicada ao clube, o ponta-direita participou dos três primeiros títulos cariocas do Vasco, em 1923, 1924 e 1929.
Descoberto nas peladas do Cais do Porto, veio do Sport Club Rio de Janeiro para o Vasco, e também foi titular da seleção brasileira por muitos anos. Após parar de jogar, atuou como funcionário do clube no departamento de futebol e se tornou Benemérito do Vasco da Gama.
O Camisa Negra adotou o sobrenome Silva porque, segundo Mario Filho na obra "O Negro no Futebol Brasileiro", Paschoal só aprendeu a assinar o próprio nome após passar a usar o sobrenome mais fácil de escrever.
• Cecy
Sylvio Moreira nasceu em Niterói em 1897 e era outro jogador do Vasco a trabalhar no comércio do Rio de Janeiro. Cecy estreou no Villa Izabel, um dos rivais do time vascaíno nas divisões de acesso, em 1917. Ele chegou ao clube para disputar o Carioca de 1923 e permaneceu até o ano seguinte.
Atuando atrás dos atacantes junto com Torterolli, mas ao lado esquerdo, Cecy foi mais um craque do Vasco da Gama. Não era um meio-campista tão construtor, mas era goleador. Seus oito gols o fizeram artilheiro do campeonato ao lado de Arlindo. Ele é um dos jogadores que a AMEA solicitou que o Vasco excluísse do elenco, o que resultou na Resposta Histórica de 1924.
Vasco x Botafogo
Desde 22 de abril de 1923, computando todas as competições oficiais e amistosos, Vasco e Botafogo já se enfrentaram em 360 jogos, com ampla vantagem vascaína. Foram 155 vitórias do Cruz-Maltino, 105 empates e 100 triunfos do Glorioso. Nos gols marcados, são 553 do Vasco contra 480 do Botafogo, totalizando 1.033 gols.
Fonte: ge