De volta ao Brasileirão após dois anos, o Vasco terá muitos estreantes na Série A. Com um grupo novo, com muitos jovens, além de quatro estrangeiros, ao menos 14 jogadores do elenco principal vão disputar a competição pela primeira vez.
Casos dos argentinos Luca Orellano e Manuel Capasso, do uruguaio Pumita e do paraguaio Galarza. Além dos estrangeiros, muitos jovens do elenco são estreantes, casos de Andrey, Figueiredo, Marlon Gomes, Erick Marcus, Rodrigo, Eguinaldo, Barros, Zé Vitor, Halls e Riquelme. A conta não inclui atletas com Lyncon e Paulinho, que foram relacionados para algumas partidas, mas ainda não fazem parte definitivamente do elenco profissional.
Estreantes do Vasco na Série A: Orellano, Capasso, Pumita, Galarza, Andrey, Figueiredo, Marlon Gomes, Erick Marcus, Rodrigo, Eguinaldo, Barros, Zé Vitor, Halls e Riquelme.
No atual elenco, o jogador com mais participações em jogos na Série A é Nenê, que está de saída. O veterano de 41 anos, que tem contrato até o fim do mês, disputou 208 jogos. Do grupo que seguirá até o fim da temporada, o zagueiro Léo é o mais experiente no Brasileirão, com 146 partidas.
Jair é outro jogador acostumado com a Série A. Aos 28 anos, o volante já disputou 116 jogos na competição.
Atletas do Vasco com mais jogos na Série A
Leó – 146 jogos
Jair – 116 jogos
Edimar – 108 jogos
Gabriel Dias – 89 jogos
Pedro Raul – 59 jogos
Lucas Piton – 56 jogos
Paulo Henrique – 43 jogos
De Lucca – 38 jogos
Zé Gabriel – 33 jogos
Alex Teixeira – 29 jogos
Gabriel Pec – 24 jogos
Robson – 24 jogos
Paulo Victor – 19 jogos
Rwan – 17 jogos
Léo Jardim – 8 jogos
Miranda – 3 jogos
Ivan – 1 jogo
Há algumas curiosidades. Apesar de serem jogadores com rodagem e passagens pelo futebol europeu, os goleiros Léo Jardim e Ivan jogaram muito pouco na Série A. Léo fez apenas oito jogos na competição pelo Grêmio antes de ser negociado com o futebol francês. Ivan, por sua vez, disputou somente uma partida no Brasileirão. Foi justamente em sua estreia como profissional, aos 18 anos, pela Ponte Preta, contra o Coritiba.
Outro jogador experiente, mas com poucos jogos na Série A, é Alex Teixeira. Aos 33 anos, ele vai disputar sua segunda edição de Campeonato Brasileiro. A primeira foi em 2008, quando ele subiu para o profissional. No ano seguinte Alex ainda disputou a Série B com o Vasco antes de ser negociado com o Shakhtar Donetsk.
Nesta quarta-feira, antes da apresentação de Rwan Cruz, o diretor Paulo Bracks analisou a montagem do elenco do Vasco e deixou aberta a possibilidade de mais um ou dois reforços chegarem até o fim da janela de transferências, em 20 de abril.
- Temos 70% dos jogadores (contratados) acima de 25 anos, numa idade que a gente entende no futebol que esperamos o pico de performance. O que também significa que abaixo dessa idade temos um processo de adaptação do jogador ao futebol profissional, a gente contratou quatro desse perfil. A maioria, então, foi acima de 25. De 25 até 29. Hoje o elenco do Vasco não tem mais que três jogadores acima de 30 anos de idade. Dentro do nosso elenco a gente praticamente tem ou jogador contratado ou jogador de base, formado pelo Vasco. Dentro do projeto que hoje vigora no Vasco, do grupo, da 777, a gente tem a necessidade de desenvolver esses jogadores - analisou Bracks.
- Um dos perfis do nosso trabalho é o desenvolvimento desses atletas de base, de um Paulinho, de um Lyncon, de um Riquelme, Barros, Rodrigo, do Galarza, Marlon, próprio Andrey, Pec, Figueiredo, Erick Marcus, Rayan... São atletas que a gente vai trabalhar muito para desenvolver porque são o presente e o futuro do Vasco – concluiu o dirigente.
O Vasco estreia no Campeonato Brasileiro no dia 15, às 21h, contra o Atlético-MG, no Mineirão. Será o retorno do clube à Série A após dois anos na Segunda Divisão.
Fonte: ge