Um detalhe chamou atenção de torcedores no anúncio do atacante Rwan pelo Vasco nesta sexta-feira. O clube anunciou o atacante, que chegou por empréstimo do Santos, como Rwan Cruz e não Rwan Seco, como vinha sendo chamado desde então — e como foi chamado pelo Santos no anúncio de sua saída. Trata-se de uma retirada de um apelido.
Seco não é sobrenome do atleta de 21 anos, cujo nome completo é Rwan Philipe Rodrigues de Souza Cruz. O termo vem de Cajueiro Seco, bairro de Jaboatão dos Guararapes em que o pernambucano foi criado. As características físicas — 1,87m de altura e o porte físico mais esguio — ajudaram a alcunha a se potencializar, a ponto de ser tratado quase como um sobrenome.
Segundo reportagem do site Uol de 2022, o jogador tem o nome inspirado no zagueiro Juan, ex-Flamengo, Roma e seleção brasileira, com livre inspiração na grafia. Mas o apelido Seco se popularizou na Vila Belmiro, a ponto do então técnico Fábio Carille não associar o nome Rwan ao atleta em uma entrevista coletiva.
Não é a primeira vez uma chegada ao Vasco "atualiza" o apelido de um atleta nesta temporada. Os zagueiros Léo e Robson, por exemplo, não foram apresentados com os apelidos "Pelé" e "Bambu". O lateral Pumita Rodríguez foi anunciado apenas como "Puma", enquanto o volante Patrick de Lucca simplificou para "De Lucca".
Fonte: Extra