A Argentina deve ser a sede da próxima edição do Mundial Sub-20, a ser disputada entre 20 de maio e 11 de junho deste ano. Nesta quinta-feira, numa reunião no Paraguai, o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, apresentou a candidatura argentina ao presidente da Fifa, Gianni Infantino.
Trata-se do único país que se ofereceu para abrigar o torneio, que originalmente estava marcado para ser disputado na Indonésia. O decisão final será tomada nos próximos dias pelo Bureau do Conselho da Fifa, instância formada pelos seis presidentes de confederações continentais e mais o próprio presidente da Fifa.
A Argentina, que não havia conseguido se classificar ao Mundial via Sul-Americano Sub-20, também deve herdar a vaga da Indonésia no torneio. O sorteio da competição deve ser realizado nas próximas semanas. O Brasil, campeão continental da categoria, está classificado.
Em entrevista coletiva na sede da Conmebol, no Paraguai, Gianni Infantino afirmou ter recebido "todas as garantias" de que a Argentina seria capaz de organizar o torneio. O dirigente citou não apenas a AFA (Associação de Futebol da Argentina) como também os ministérios do Esporte, do Turismo e da Economia. O apoio do governo costuma ser fundamental para a organização de torneios da Fifa.
No Sul-Americano Sub-20 – pelo qual se classificaram Brasil, Uruguai, Colômbia e Equador – a Argentina não conseguiu nem se classificar à fase final, o que resultou na saída do técnico Javier Mascherano do cargo.
Conforme o ge informou na véspera, a Fifa decidiu tirar o Mundial Sub-20 da Indonésia por entender que o país não estava pronto para organizar a competição. Também pesou – e muito – o fato de a Indonésia ter sido palco nas últimas semanas de protestos contra a presença de Israel (seleção classificada para o Mundial Sub-20), país com o qual a Indonésia não tem relações diplomáticas.
Fonte: ge