Empresário cria kombi de chope e diz que vende mais para vascaínos: 'A cultura da torcida é diferente'
Quinta-feira, 30/03/2023 - 03:16
O empresário Rafael Duarte, de 35 anos, largou mais de uma década de trabalho em bancos, investiu em uma kombi de chope após sua demissão e hoje faz sucesso nos pré e pós-jogos de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco, no Rio de Janeiro.

O que aconteceu?

• Rafael era bancário, passou por diversos cargos e chegou a ser gerente quando foi desligado de uma instituição.

• Ele tem como sócio seu irmão Eduardo e conta, geralmente, com até mais quatro funcionários em dias de jogos.

• O nome da kombi é "Chopp Brothers" e tem como slogan "onde a saideira não tem fim".

• Os irmãos do bairro de Vila da Penha, na Zona Norte (RJ), vendem três chopes artesanais pilsen por R$ 15 nos arredores do Maracanã, São Januário e Nilton Santos, de acordo com os jogos dos clubes.

• O negócio tem dado certo e uma segunda kombi já está em fase de montagem para atender aos clássicos e também a eventos sociais e corporativos.

Sempre gostei desse universo de pré e pós-jogo. E percebi que esse público era muito carente de algo legal. Era sempre aquela mesmice dos ambulantes com suas cervejas, galera levando cooler, pessoal de comida com churrasquinho e ponto. Pensava em fazer algo para atender essa demanda reprimida

Rafael Duarte, sócio da "Chopp Brothers", ao UOL.

Diferenças entre torcidas

Torcida do Vasco: "É a que mais vendo. A cultura da torcida é diferente. Se tem um jogo às 21h30, por exemplo, e eu chegar com a kombi às 16h, já começo a vender a partir das 16h. E aí o jogo acaba às 23h30 e eu saio de lá às 2h30".

Torcida do Fluminense: "É a segunda que mais vendo. Está se aproximado muito em vendas da do Vasco, mas não é uma torcida que chega tão cedo. Chega umas duas horas antes do jogo, mas consome muito bem".

Torcida do Flamengo: "A torcida do Fla tem uma cultura de cada galera ter sua barraca, fica muito polarizado. Estou abraçando um público que não tinha point, não tinha cultura de parar em lugar nenhum e agora está parando na kombi"

Torcida do Botafogo: "Tem o mesmo número de vendas que a do Fla, mas depende muito do apelo do jogo para se ter uma venda legal. O Botafogo vindo numa sequência legal, dá super certo".

Os points da kombi

• Maracanã (em jogos de Fluminense e Vasco): Rua São Francisco Xavier, nº 364, esquina com a Rua Isidro de Figueiredo.

• Maracanã (jogos do Flamengo): Rua General Canabarro, 88 (quase em frente ao Bar do Chicos).

• Nilton Santos (jogos do Botafogo): Rua Doutor Padilha, nº 463 (Rua do setor Leste, esquina com a Rua das Oficinas).

• São Januário (jogos do Vasco): Estacionamento em frente ao portão da entrada social.



Fonte: UOL