Fifa retira o Mundial Sub-20 da Indonésia; Andrey Santos e Marlon Gomes devem disputar a competição
Quarta-feira, 29/03/2023 - 22:53
A Fifa decidiu retirar o Mundial Sub-20 deste ano da Indonésia. A menos de dois meses do começo do torneio, previsto para iniciar no fim de maio, a entidade entendeu que o país asiático não estava preparado para receber o torneio. Uma nova sede ainda será definida.

Também pesou na decisão da Fifa o fato de haver resistência de algumas autoridades indonésias a receber a seleção de Israel. A Indonésia não tem relações diplomáticas formais com o país do Oriente Médio, mas que no futebol representa a Uefa (associação de futebol europeu), e recentemente houve protestos pedindo que a seleção israelense não esteja entre os 24 competidores.

O presidente da Indonésia, Joko Widodo, chegou a falar publicamente sobre o tema na terça-feira, dizendo que a aceitação da participação de Israel no torneio não significaria uma mudança na política externa do país. E que esporte e política não deveriam ser misturados.

Widodo enviou o ministro Ercik Thohir, que dirige a federação de futebol da Indonésia e já foi diretor da Inter de Milão, para uma reunião com a Fifa. Veja o comunicado da entidade na íntegra mais abaixo:

"Após a reunião de hoje entre o presidente da FIFA, Gianni Infantino, e o presidente da Associação de Futebol da Indonésia (PSSI), Erick Thohir, a FIFA decidiu, devido às circunstâncias atuais, remover a Indonésia como sede da Copa do Mundo Sub-20 da FIFA 2023. Um novo anfitrião será anunciado o mais rápido possível, com as datas do torneio permanecendo inalteradas. Sanções potenciais contra o PSSI também podem ser decididas em um estágio posterior. A FIFA gostaria de destacar que, apesar desta decisão, continua empenhada em ajudar ativamente o PSSI, em estreita cooperação e com o apoio do governo do presidente Widodo, no processo de transformação do futebol indonésio após a tragédia ocorrida em outubro de 2022. Membros da equipe da FIFA continuará presente na Indonésia nos próximos meses e fornecerá a assistência necessária ao PSSI, sob a liderança do presidente Thohir. Uma nova reunião entre o presidente da FIFA e o presidente da PSSI para mais discussões será agendada em breve".



Fonte: ge