Uma das dificuldades do Vasco nas últimas temporadas, o jogo aéreo se tornou ponto forte do time de Maurício Barbieri neste início de ano. A equipe é a que mais marcou gols de cabeça no Campeonato Carioca (oito) - com a Copa do Brasil, são nove nos 15 jogos de 2023.
Os dados são do Espião Estatístico. O Vasco marcou 18 de seus 27 gols na temporada a partir de jogadas aéreas. O que representa 66,6% do total. Pedro Raul e Alex Texeira lideram o fundamento com três gols cada.
- Seis a partir de jogadas de escanteio
- Seis a partir de cruzamentos
- Três a partir de lançamentos
- Dois a partir de cobranças de laterais aéreos
- Um a partir de falta levantada
Com relação aos gols sofridos pelo alto, foram apenas três dos 12, o que representa 25% do total de vezes em que a defesa foi vazada.
- Dois gols a partir de cruzamentos
- Um gol a partir de uma falta levantada
A última vez que a equipe conseguiu bom desempenho no quesito foi com Zé Ricardo. Com o antigo treinador, em 11 jogos na Série B de 2022, o Vasco sofreu apenas um gol de bola aérea, no empate em 1 a 1 na estreia contra o Vila Nova, em São Januário. Em toda a temporada, o time levou 50 gols, sendo 23 pelo alto (46%). Em 2021, dos 77 gols sofridos, 41 foram em lances aéreos (cerca de 53%).
Com uma preocupação a menos para Barbieri, o Vasco tem agora três semanas para se preparar para a estreia no Campeonato Brasileiro, contra o Atlético-MG, em Belo Horizonte. Na próxima sexta, o time vai receber o Athletic-MG para um amistoso em São Januário.w
Fonte: ge