Futmesa: Abel Cêpa fica em 3º lugar na 1ª etapa do Estadual Individual da modalidade Sectorball
Segunda-feira, 27/03/2023 - 14:54
Foi realizada ontem, nas dependências do Olaria Atlético Clube, a primeira de duas etapas do Campeonato Estadual de Sectorball. O pontapé inicial da temporada de 2023 não serviu apenas para que os melhores da modalidade no Rio de Janeiro medissem forças, mas também foi uma prévia do que se pode esperar do nosso estado no próximo Campeonato Brasileiro, a ser disputado em julho, na recém inaugurada sala do Botafogo.

O Torneio:

Fase de Grupos – Com poucas surpresas, a maioria dos favoritos em cada um dos quatro grupos avançou para a fase de quartas de final. Os destaques nessa fase foram Weber (Bangu) e Abel (Vasco da Gama), que venceram todas as suas partidas. Os classificados foram:

Grupo A: Paulão Costa (Vasco) e Halisson (Botafogo)
Grupo B: Abel Cêpa (Vasco) e Claudio Pinho (A.A. Light)
Grupo C: Weber (Bangu) e Allan Shaolin (Olaria)
Grupo D: Robson Marfa (Botafogo) e Paulo do Carmo (Olaria).

Fase Eliminatória – No embate entre os oito melhores da competição, o equilíbrio foi a tônica, com Weber, Abel, Robson e Paulo do Carmo avançando para a fase seguinte. Nas semifinais, o que já estava equilibrado se tornou quase um impasse, com as duas semifinais terminando empatadas, com Paulo do Carmo vencendo Weber por 3×2 no shootout. O tenso desempate entre Abel e Robson terminou em 2×1 para Robson.

As finais:

Com quatro clubes diferentes (Vasco, Botafogo, Bangu e Olaria) representados nas quatro primeiras posições, foram disputadas as decisões do título e de terceiro lugar. Enquanto Weber e Abel empataram em um animadíssimo 1×1, com Abel vencendo o shootout pela diferença mínima (1×0), a final foi bastante tensa, com um desfecho bem no final do temo regulamentar. No último minuto da partida, Robson marcou seu gol e conquista um mais que merecido título para a alegria do departamento de futebol de mesa do Botafogo. Já no lado do Olaria, o revés de Paulo do Carmo na final não desabona a sua excelente campanha. Com isso, o resultado final foi:

Campeão – Robson Marfa (Botafogo)
Vice-campeão – Paulo do Carmo (Olaria)
Terceiro Colocado – Abel Cêpa (Vasco da Gama)
Quarto Colocado – Weber Gomes (Bangu)

Conclusão: os resultados dessa primeira etapa mostram um crescimento do Sectorball no Rio, com um novo rosto aparecendo no pódio, os clubes se fortalecendo (todas as agremiações participantes classificaram ao menos um representante para a fase eliminatória) e um nível técnico apresentado bastante elevado.

A 2ª Etapa do Estadual Individual 2023 está marcada para o dia 16/09. Antes dela teremos, no dia13/05, o Campeonato Estadual de Equipes e o Campeonato Brasileiro que será realizado nos dias 15 e 16/07, no Rio de Janeiro, na sede do Botafogo. A Copa do Brasil é prevista para 18/11, e será ser disputada na sede do Olaria.



Fonte: Fefumerj