A temporada de 2023 pode ser considerada a primeira de controle total da 777 Partners sobre o futebol do Vasco. Uma nova administração, com uma filosofia diferente, que investiu em 13 reforços até este momento e um novo treinador para criar uma identidade para a equipe. Mas, em campo, os jovens oriundos da base ainda são parte importante neste início de trabalho.
Com a eliminação precoce na Copa do Brasil e a queda na semifinal do Campeonato Carioca, o Vasco agora só tem o Brasileirão para disputar em 2023. Em um ano que, para muitos, é encarado como de reformulação em São Januário, os resultados neste início de caminhada não foram os melhores possíveis. Porém, o que fica claro é a busca de Barbieri por soluções, mesclando os nomes que chegaram para serem titulares com os jovens talentos da base.
Minutos em campo
O time-base titular conta, em sua maioria, com contratações da 777 Partners, mas o treinador Maurício Barbieri não abriu mão de utilizar os garotos como alternativas.
Em 15 partidas oficiais, Puma Rodríguez é o líder de minutos em campo, com 1.254, seguido por Pedro Raul, Léo e Lucas Piton, todos contratados este ano. Dos jovens da base, apenas Gabriel Pec passou dos 1000 minutos.
Ao todo, os reforços jogaram 7.733 minutos, enquanto os jovens criados em São Januário tiveram 6.526 minutos jogados. Confira o top-10 no ranking abaixo:
Gols
Quando olhamos para os gols do Vasco nas partidas oficiais em 2023, os nomes contratados pela 777 Partners foram mais participativos do que os garotos. Foram 14 gols feitos pelos reforços e oito pelos crias da base. Pedro Raul, com sete gols, e Gabriel Pec, com seis, são os artilheiros do time e precisam de quase o mesmo tempo em campo para balançar as redes.
O camisa 11 leva 176 minutos para marcar, apenas quatro minutos a mais que o camisa 9, uma das primeiras contratações da SAF.
Assistências
Ao todo, foram 20 assistências do Vasco nos 15 jogos oficiais de 2023. Três nomes dividem o topo da lista de garçons da Colina, com três passes para gol: Alex Teixeira, Pedro Raul e Lucas Piton. Ao todo, foram seis assistências de jogadores da base e nove dos contratados.
Finalizações
Os artilheiros do time na temporada também são os que mais finalizaram. Pedro Raul tem 48 finalizações, enquanto Gabriel Pec arrematou 32 vezes. Neste ranking, seis jovens da base aparecem com destaque no top-10. Erick Marcus, Eguinaldo, Figueiredo, Galarza e Andrey Santos figuram ao lado de Pec entre os atletas com mais tentativas de gol.
Desarmes
Jogador com mais minutos em campo pelo time até aqui, Puma Rodríguez também lidera o ranking de desarmes da temporada do Vasco, com 39. O uruguaio, inclusive, aparece no topo da lista entre todos os jogadores do Campeonato Carioca. Rodrigo, com 32, e Jair, com 28, fecham o pódio entre os atletas vascaínos.
Alex Teixeira: o ressurgimento do veterano cria da base
Um caso particular no elenco vascaíno é Alex Teixeira. O jogador de 33 anos retornou ao clube que o revelou no ano passado e vive seu melhor momento na atual passagem. O atleta não entrou na comparação como cria da base, nem como um reforço da 777 Partners por ser um veterano revelado pelo clube.
Um dos pilares da equipe de Maurício Barbieri, Alex já soma o dobro de participações diretas em gols em relação à temporada passada. São três gols e três assistências em 2023; no ano passado, o atacante balançou as redes duas vezes e deu um passe para gol.
Fonte: ge