Com três pênaltis desperdiçados em quatro cobranças na temporada, o Vasco precisa melhorar o fundamento de olho na decisão desta quinta-feira, às 21h30, contra o ABC, pela segunda fase da Copa do Brasil. Se o jogo terminar empatado em São Januário, a classificação será decidida nos pênaltis.
Além da possibilidade de decisão por penalidades, há uma discussão em andamento sobre quem deve ser o cobrador oficial na temporada. De acordo com o Espião Estatístico, o Vasco é hoje o time que mais perdeu pênaltis no ano entre os clubes da Série A.
Pedro Raul teve duas oportunidades no Carioca e perdeu ambas. A missão então ficou com Alex Teixeira na chance seguinte, mas o camisa 7 também parou no goleiro adversário. O único jogador a acertar uma cobrança neste ano foi Jair, na goleada por 4 a 0 sobre o Trem-AP, pela primeira fase da Copa do Brasil.
Nesta quinta, em caso de pênalti no decorrer do jogo ou em disputa após um empate no tempo regulamentar, não há margem para erro. Pensando nisso, o ge fez um levantamento sobre o aproveitamento dos jogadores em cobranças de penalidades na carreira.
Um dos batedores mais exímios do elenco, Nenê é hoje reserva do time de Maurício Barbieri, mas pode ajudar em uma eventual decisão. No ano passado, o camisa 10 dividiu a responsabilidade com Raniel, e ambos converteram todos os pênaltis que cobraram. Nas duas passagens pelo Vasco, o meia-atacante bateu 27 penalidades e converteu 22 - aproveitamento de 71%. Levando em conta toda a carreira, o rendimento de Nenê chega perto de 90%.
Apesar de ter perdido cobrança na semana passada, Alex Teixeira tem bom aproveitamento no quesito pelos clubes por onde passou: marcou 18 gols em 20 cobranças. Já Pedro Raul também não é de perder: foram oito pênaltis convertidos em 11 cobrados. No Botafogo, no Goiás e no Kashiwa Reysol, o centroavante acertou todas as batidas. A única penalidade desperdiçada antes do Vasco foi pelo Atlético-GO, em 2019.
Dos jogadores titulares, Pumita Rodríguez ainda não converteu pênalti. O uruguaio teve apenas uma chance na carreira, pela semifinal do Mundial Sub-20 em 2017. Na disputa de penalidades, o lateral-direito teve cobrança defendida, o que resultou na eliminação do Uruguai para a Venezuela.
O zagueiro Manuel Capasso e o volante Andrey Santos, que recentemente voltou ao Vasco, não têm cobranças na carreira. Assim como Galarza e Figueiredo, que são opções de Maurício Barbieri para o jogo desta quinta-feira.
Veja abaixo o aproveitamento de jogadores do Vasco em cobranças de pênalti:
Léo
1 cobrança
1 gol
100% de aproveitamento
Lucas Piton
1 cobrança
1 gol
100% de aproveitamento
Jair
3 cobranças
3 gols
100% de aproveitamento
Gabriel Pec
1 cobrança
1 gol
100% de aproveitamento
Alex Teixeira
20 cobranças
18 gols
2 perdidos
90% de aproveitamento
Nenê:
81 cobranças
72 gols
9 perdidos
88% de aproveitamento
Pedro Raul
11 cobranças
8 gols
3 perdidos
72% de aproveitamento
Pumita Rodríguez
1 cobrança
1 perdido
0% de aproveitamento
Fonte: ge