Na edição deste mês do Ranking Digital dos Clubes Brasileiros, o IBOPE Repucom destaca o desempenho mensal no volume de novos inscritos nas redes sociais dos clubes em fevereiro de 2023. Os 50 considerados no estudo acumularam um total de 2,7 milhões de seguidores durante o mês de fevereiro e os cinco que mais se destacaram foram Flamengo, Corinthians, Atlético Mineiro, Palmeiras e São Paulo. Juntos, foram responsáveis por cerca de 1,5 milhão de inscrições, ou 56% do total entre todos os 50 clubes no período.
No primeiro bimestre de 2023, os 50 clubes monitorados alcançaram a marca de 5,5 milhões de novas inscrições em suas redes oficiais combinadas, volume 38% superior a 2022 e 45% maior que a média dos últimos 3 anos para este mesmo período.
Clubes
O Flamengo ultrapassou as 53 milhões de inscrições e obteve o melhor desempenho do último mês ao somar cerca de 526 mil novas inscrições. Apenas no primeiro bimestre de 2023 o clube somou mais de 1,1 milhão de novas inscrições. O Instagram foi o grande responsável por esse feito. Na plataforma registrou 236 mil novos seguidores, o que representa 45% do total. O "Rubro-Negro" também obteve destaque no TikTok, onde conquistou mais de 200 mil novos inscritos. Também liderou o crescimento entre os clubes nas demais plataformas: Facebook, YouTube e Twitter. Nesta última, atingiu a marca inédita de 10 milhões de inscritos em seu canal oficial.
O Corinthians obteve o segundo melhor desempenho de fevereiro de 2023 ao registrar 328 mil novas inscrições no acumulado de suas plataformas. O clube concentrou 85% de seu crescimento em duas delas: no Instagram (55% de participação no resultado corintiano geral) e no TikTok (30% de participação). O clube atingiu marcas importantes nestas duas redes, ultrapassando os 9 milhões de inscritos no Instagram e os 3 milhões de inscritos em sua conta oficial no TikTok.
O Atlético Mineiro fecha o pódio ao ocupar o terceiro lugar em crescimento do último mês. Foram 264 mil novas inscrições. Seu principal resultado se deu no TikTok, plataforma onde o Galo somou 200 mil novos inscritos, ou 76% de seu desempenho em fevereiro entre todas as suas redes oficiais.
O Palmeiras ocupou a quarta posição entre os maiores crescimentos. Foram pouco mais de 195 mil novas inscrições no combinado de suas plataformas. Apenas no TikTok registrou 100 mil novos seguidores, 51% do seu ganho total no mês, seguido do Instagram, onde teve cerca de 70 mil novas inscrições.
O São Paulo voltou a figurar no TOP 5 ao registrar 173 mil novas aquisições no combinado de suas redes oficiais. O Tricolor Paulista obteve seu melhor desempenho no TikTok, onde concentrou 58% de seu resultado ao agregar 100 mil novos seguidores. O clube também esteve entre os maiores crescimento no Instagram, plataforma que representou 34% do resultado da equipe em fevereiro.
Destaque para o Coritiba, que ultrapassou os 2 milhões de inscrições em suas plataformas oficiais e entrou para o grupo dos 20 clubes nacionais com esta marca.
Veja abaixo o levantamento completo:
Fonte: Ibope Repucom