Em rota de colisão com a CBF, Vasco pede desconvocação de jogadores da Seleção Sub-17
Vasco e CBF atravessam um impasse por conta das competições de categorias de base. Devido ao ranking nacional da entidade, o clube não poderá disputar Brasileiros sub-17 e sub-20 em 2023, uma vez que ocupa a 22ª colocação e apenas os 20 primeiros ranqueados estarão nos torneios.
O ranking é referente ao desempenho dos times profissionais, mas é levado em conta pela CBF para as competições de base. Desde o ano passado o Vasco vem argumentando e debatendo isso com a entidade. Houve o pedido para que a base tivesse um ranking próprio, mas a troca de direção na CBF atrasou a negociação.
A princípio fora das principais competições de base do país em 2023, o Vasco está incomodado. No início do mês o clube enviou um ofício à CBF destacando seu desempenho recente em torneios de base do país e os vários jogadores cedidos para as seleções de base.
Sem resposta, o Vasco decidiu solicitar a desconvocação de Rayan, Matheus e Phillipe Gabriel, trio chamado para a seleção sub-17 para um amistoso contra o Equador, como informou primeiramente o canal "Atenção, Vascaínos". Foi uma decisão institucional. Os jogadores se apresentaram nesta quinta, mas a CBF anunciará o desligamento dos três em breve.
A situação pode ter desdobramentos no Mundial sub-20, que acontece em maio, no Egito. Marlon Gomes foi um dos destaques da Seleção no Sul-Americano da categoria. O Brasil foi campeão do torneio, realizado na Colômbia.
- Tudo pode acontecer - disse um dirigente ao ge.
Procurada pelo ge, a CBF ainda não se manifestou.
Fonte: ge