Um dos destaques do Vasco neste início de temporada, Puma Rodríguez sente-se cada vez mais em casa no clube. A atuação na vitória sobre o Botafogo, na última quinta-feira, lhe rendeu uma das melhores notas do time, muito em função da primeira assistência com a camisa vascaína.
- Muito feliz pela minha primeira assistência no Vasco e com toda aquela gente torcendo por nós - disse Pumita ao ge após o clássico.
Aos 10 minutos do segundo tempo, Pumita avançou pela direita e cruzou para a área do Botafogo, onde encontrou Alex Teixeira para cabecear e abrir o placar. Foi a primeira participação do lateral uruguaio em um gol do Vasco após ser titular seis jogos no Campeonato Carioca.
O jogador ficou perto do gol algumas vezes neste início de temporada. Em campo ele tem se mostrado um lateral com bastante repertório ofensivo: é agudo, tem boa chegada à linha de fundo e finaliza bem com as duas pernas.
O mais importante é que não deixa a desejar na cobertura defensiva. Contra o Botafogo, por exemplo, Pumita foi o jogador com mais desarmes no Maracanã. É também disciplinado: cometeu sete faltas em seis partidas e ainda não recebeu nenhum cartão.
O estilo de Barbieri, que quer "um time que busque sempre o gol" e utiliza bastante as laterais do campo, facilita o jogo de Pumita Rodríguez, que forma dupla ousada com Gabriel Pec na direta.
Bem adaptado
A rápida adaptação ao Vasco ajuda a explicar os bons números de Pumita. O uruguaio tem boa relação com o grupo e interage bem com todos no dia a dia de trabalho no CT Moacyr Barbosa. Situação oposta, por exemplo, de outro sul-americano no elenco. O argentino Orellano, que está lesionado, teve a timidez revelada por Mauricio Barbieri em coletiva após o clássico.
Além da interação com os companheiros de time, a curiosidade de Pumita pela cultura local e história do Vasco é outro ponto que pesa a favor do lateral-direito. O uruguaio pretende começar aulas de português nos próximos dias para facilitar o entendimento nos treinos e fora do clube.
Além disso, quatro dias após ser anunciado como reforço, ele fez uma homenagem a Roberto Dinamite, maior ídolo da história do clube e que faleceu no dia 8 de janeiro. Ato que pegou bem dentro do clube e entre os torcedores. Pumita está focado em se destacar no Vasco.
Na próxima quinta-feira, o lateral fará sua estreia em uma competição nacional pelo Vasco. O time enfrenta o Trem-AP, no Mané Garrincha, pela primeira fase da Copa do Brasil.
Fonte: ge