Titular nos dois primeiros grandes testes do Vasco na temporada 2023, Alex Teixeira correspondeu bem nos clássicos e larga na frente de Nenê para ganhar vaga no time titular de Mauricio Barbieri. Na noite desta quinta-feira, protagonizou os principais lances e marcou um dos gols da vitória por 2 a 0 sobre o Botafogo.
Este foi o 15º gol de Alex Teixeira com a camisa do Vasco. O jogador havia marcado 12 vezes na primeira passagem pelo clube, em 2008 e 2009, e também anotou dois gols no ano passado.
A versatilidade do meia-atacante é um dos pontos que o favorece. Diante do Fluminense, no último domingo, Alex jogou mais como um ponta. Contra o Botafogo, ele fez o papel de camisa 10, apesar de também cair pelo lado esquerdo, mas Galarza atuou mais aberto nesta quinta.
- Quando a gente fala dessa função de 10, vem um estereótipo muito marcado do que é o 10 tendo em vista a história do futebol brasileiro. Mas existem diferentes camisas 10. A ideia é que o Alex flutue no espaço mais próximo ao Pedro Raul, que ele consiga fazer os seus movimentos. E ele sempre fez muito gol. Ele vem melhorando a cada jogo, no ano passado foi um outro contexto, e a gente teve um cuidado especial com ele na pré-temporada - elogiou Mauricio Barbieri.
Alex teve grande influência na vitória sobre o Botafogo: causou expulsão do zagueiro adversário e abriu o placar no segundo tempo - foi o primeiro gol do camisa 7 nesta temporada, em que ele também tem duas assistências nos seis jogos que já fez pelo Vasco. O jogador foi o responsável por levar o time à frente, principalmente no primeiro tempo.
10min do 1º tempo: Alex Teixeira recebe lançamento de Barros, é parado com falta e causa expulsão de Adryelson, zagueiro do Botafogo
17min do 1º tempo: Alex Teixeira cobra escanteio curto, tabela com Galarza e finaliza
23min do 1º tempo: Alex Teixeira intercepta passe errado de Cuesta e toca para Pedro Raul, que finaliza e ganha escanteio
34min do 1º tempo: Alex Teixeira conduz na intermediária e toca para Barros, que finaliza e obriga Perri a fazer boa defesa
47min do 1º tempo: Alex Teixeira faz grande jogada e sofre falta perto da área
10min do 2º tempo: Pumita cruza na área, a bola desvia em Hugo, e Alex Teixeira cabeceia para abrir o placar para o Vasco
O meia-atacante deixou o jogo aos 30 minutos do segundo tempo com três finalizações e quatro faltas recebidas - foi o jogador mais caçado do lado do Vasco. Acertou 15 dos 18 passes que tentou. Foi ovacionado pela torcida ao deixar o campo.
Por conta da arrastada renovação, Alex perdeu boa parte da pré-temporada do Vasco e se juntou ao elenco somente na viagem para os Estados Unidos. Precisou de pouco tempo para adquirir condicionamento físico, e o fato de começar o ano integrado ao elenco o ajudou na adaptação e entrosamento.
- Esse ano eu fiz uma pré-temporada, ano passado não pude fazer isso. Eu recebi o convite do Vasco no ano passado e não pude negar, mas eu não estava nas minhas melhores condições. Agora, o estilo de jogo é outro, me sinto mais a vontade e estou muito feliz. A melhor maneira de ter ritmo é jogando. O treinador está me dando total liberdade e estou conseguindo jogar mais pelo meio. Venho de uma sequência boa, fiz dois bons jogos. Infelizmente o resultado não veio contra o Fluminense. Mas hoje, ainda mais pelo gol, foi importante - disse Alex Teixeira após a partida no Maracanã.-
Aos 33 anos, Alex Teixeira tem contrato com o Vasco até o fim desta temporada. É outro motivo para o meia ganhar a vaga de Nenê, que tem vínculo até o fim do Carioca. A renovação com o camisa 7, acertada apenas em janeiro, reafirma a cada jogo o movimento correto da diretoria.
O clube ainda tem como uma das prioridades contratar um meia ofensivo. Mas, enquanto negociações não se concretizam, o Vasco viu em Alex Teixeira uma boa alternativa a Nenê e agiu rápido para segurar o meia após o empréstimo de Carlos Palacios para o Colo-Colo, do Chile.
Além da qualidade técnica e da identificação com o clube, Alex Teixeira pode contribuir também com a experiência. Ao lado de Nenê, oito anos mais velho, o camisa 7 é o jogador mais experiente de um elenco que tem muitos jogadores da base e recebe reforços também jovens. Os dois meias têm papel fundamental na relação com os companheiros nos bastidores.
Muito provavelmente com Alex Teixeira em campo, o Vasco volta a jogar na próxima quinta-feira, contra o Trem-AP, no Mané Garrincha, pela primeira fase da Copa do Brasil.
Fonte: ge