Existe uma correção que o técnico Maurício Barbieri precisa fazer no time do Vasco neste início de trabalho: melhorar a criação e a finalização das jogadas. A derrota para o Fluminense escancarou o problema.
O cruz-maltino é o time que mais finaliza neste Campeonato Estadual — 122 no total, sendo que ainda tem um jogo a menos. Porém, é também quem mais finaliza errado na competição, 72. Contra o tricolor, no Maracanã, foram 19 chutes a gol. Apenas cinco certos. Os números são do site "Footstats".
A estatística pode indicar duas coisas: falta de pontaria dos jogadores. Algumas boas chances criadas foram para fora, como a finalização de Alex Teixeira no primeiro tempo e a cabeçada de Pedro Raul no segundo.
Além disso, os números podem ser interpretados como uma deficiência vascaína na hora de criar ofensivamente. Quando uma equipe constrói jogadas que culminam em chances claras, a probabilidade de a finalização sair certa é maior. Um time que não cria tão bem fica mais dependente de cruzamentos para dentro da área e de finalizações de longa distância. Ambas, mais difíceis de ir na direção do gol.
Fonte: Extra