Vasco já levou mais de 100 mil pessoas ao Maracanã 59 vezes, contra 44 do Fluminense
Domingo, 12/02/2023 - 01:38
Afinal, quem leva mais torcedores aos estádios, Fluminense ou Vasco? A questão está no centro da rivalidade atual entre os times, adversários domingo, pelo Campeonato Carioca. Eles disputam a gestão do Maracanã - e vascaínos gostam de dizer que merecem mais assumir a administração por terem públicos melhores no estádio. Isso sem contar que há uma década debatem sobre quem deve ficar no lado direito da tribuna de imprensa.

Não é à toa que o Vasco não deve perder a oportunidade de questionar o Fluminense a respeito da carga de ingressos para o clássico do fim de semana. Ele estuda pedir ao mandante da partida um lote extra de entradas. Foram colocados à venda 50 mil, cabem cerca de 70 mil no Maracanã, e os torcedores do time da Colina não conseguem mais encontrar lugares disponíveis. Já os tricolores ainda não esgotaram os ingressos no Setor Sul, exclusivo da torcida da equipe das Laranjeiras.

Na temporada passada, deu Fluminense

Diversos fatores interferem na quantidade de torcedores que uma equipe consegue colocar nos estádios. O momento do time, o valor do tíquete médio, a capacidade do estádio em que a equipe costuma jogar. Na temporada passada, com tudo isso na balança, quem levou mais torcedores aos jogos foi o Fluminense.

A CBF divulgou em novembro passado um relatório com os números de público e renda da Série A, da Série B e da Copa do Brasil. Nele, o tricolor aparece na frente. Sua média de pagantes foi de 28.262, contra 22.337 do Vasco.

Ajudou o fato de mandar suas partidas no Maracanã, com capacidade três vezes maior que a de São Januário, estádio onde os vascaínos jogam. Além disso, a boa temporada da equipe treinada por Fernando Diniz, incluindo o terceiro lugar no Brasileirão, levou os torcedores do Fluminense ao estádio.

O cruz-maltino faz força para gerir o palco das finais das Copas de 1950 e 2014 justamente por entender que a Colina não comporta a demanda atual de sua torcida. Com um estádio maior à disposição, seria capaz de elevar sua média de público. Por ter transferido para o Maracanã duas partidas na Série B, contra Cruzeiro e Sport, o time conseguiu ter média de pagantes superior à capacidade de São Januário.

Na história, dá Vasco

Quando a comparação coloca Fluminense e Vasco no mesmo estádio, o Maracanã, o cenário muda. Em 2020, por ocasião dos 70 anos do Maracanã, o jornalista Paulo Vinícius Coelho, então no site ge, levantou todas as partidas realizadas no estádio com público pagante superior a 100 mil pessoas.

A pesquisa revelou que, ao longo da história, foram 175 partidas em que o número de pagantes superou os três dígitos na casa dos milhares. O cruz-maltino foi capaz de lotar o Maracanã mais vezes do que o tricolor: 59 contra 44. O líder é o Flamengo. Dos quatro grandes do Rio, quem menos protagonizou partidas com mais de 100 mil pagantes no estádio foi o Botafogo.

O cálculo contabiliza os clássicos locais, partidas em que as equipes de maior torcida do Rio jogaram entre si. Quando a exigência é de que Fluminense e Vasco tenham jogado contra adversários menores da cidade ou de fora, a vantagem vascaína permanece.



Fonte: Extra