O Vasco embalou no Campeonato Carioca ao vencer por 2 a 0 o Nova Iguaçu, nesta terça-feira, em Brasília. Com o resultado, os cruzmaltinos chegaram a 11 pontos, seguem em sexto, mas se aproximaram do G4 do Estadual, estando a três pontos do líder Flamengo. Já a equipe da Baixada, com seis, está em décimo.
O Vasco foi melhor durante os 90 minutos e abriu o placar nos acréscimos da etapa inicial, com Jair. No segundo tempo, Gabriel Pec fez o segundo dos cruzmatinos.
Na próxima rodada, o Vasco terá o clássico contra o Fluminense, neste domingo, no Maracanã. Já o Nova Iguaçu entra em campo no sábado, contra a Portuguesa, na Baixada Fluminense.
O JOGO
O Vasco começou pressionando e quase marcou aos três minutos. Nenê cruzou para Pedro Raul, mas Gabriel Pinheiro apareceu para desviar a bola. O susto fez o Nova Iguaçu melhorar a marcação e passar a impedir a criação de boas jogadas dos cruzmaltinos.
A equipe comandada por Maurício Barbieri voltou a assustar somente aos 25 minutos, em chute de Nenê que parou em Anderson Max. Depois, foi a vez de Miranda obrigar o goleiro do Nova Iguaçu a mais uma defesa.
Somente na parte final, os cruzmaltinos voltaram a pressionar. Primeiro, Miranda aproveitou escanteio e quase marcou. Depois, Erick Marcus parou na zaga. De tanto insistir, o Vasco chegou ao gol aos 49 minutos. Pedro Raul escorou lançamento e Jair se antecipou ao goleiro para apenas empurrar para a rede e deixar a equipe a frente no placar no intervalo.
No segundo tempo, o Nova Iguaçu chegou com perigo com Ewerton no início. No entanto, o Vasco respondeu com Nenê. Gabriel Pec e Miranda também quase marcaram para os cruzmaltinos.
De tanto insistir, o Vasco chegou ao segundo gol aos 25 minutos. Alex Teixeira fez jogada individual e cruzou rasteiro para Gabriel Pec empurrar para a rede.
Os vascaínos mantiveram a intensidade e quase ampliaram, novamente com Gabriel Pec. No entanto, aos poucos, a equipe diminuiu o ritmo e permitiu o Nova Iguaçu avançar com qualidade. Tanto que o time da Baixada teve boa chance com Léo Índio, que chutou de longe e obrigou Léo Jardim a boa defesa. No fim, o Vasco administrou o resultado para sair com os três pontos de Brasília.
FICHA TÉCNICA
NOVA IGUAÇU 0 X 2 VASCO
Local: Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF)
Data: 07 de fevereiro de 2023 (terça-feira)
Horário: 21h10 (de Brasília)
Árbitro: Tarcizio Pinheiro Caetano
Assistentes: Luiz Cláudio Regazone e Carlos Henrique Alves Lima Filho
Renda: R$ 2.511.295,48
Público Presente: 28.857
Cartões amarelos: De Lucca- Vasco da Gama (22' 1°t), Matheus Alves- Nova Iguaçu (10' 2°t), Léo Índio- Nova Iguaçu (14' 2°t), Erick Marcus- Vasco da Gama (18' 2°t), Bruninho- Nova Iguçu (31' 2°t), Léo- Vasco da Gama (49' 2°t)
GOLS
VASCO: Jair (aos 49 minutos do 1°T) e Gabriel Pec (aos 25 minutos do 2°T)
NOVA IGUAÇU: Max; Léo Fernandes, Michel, Gabriel Pinheiro (Matheus, intervalo) e Bruninho; Gustavo Nicola (Paulo Henrique, intervalo), Léo Índio e Marquinho; Andrey (Breno, 27'/2ºT), Nathan Palafoz e André Silva (Ewerton Ronaldinho, intervalo). Técnico: Carlos Vitor.
VASCO: Léo Jardim; Pumita Rodríguez (Paulinho, 45'/2ºT), Miranda, Léo e Lucas Piton; De Lucca, Jair (Cauan Barros, 37'/2ºT) e Nenê (Alex Teixeira, 20'/2ºT); Erick Marcus (Orellano, 20'/2ºT), Pedro Raul (Eguinaldo, 45'/2ºT) e Gabriel Pec. Técnico: Maurício Barbieri.
* = não classificado (menos de 10 jogos) | Total de votos: 1633 | Ranking 2023
Fonte: Gazeta Esportiva (texto, ficha), Jogada 10 (ficha), Twitter Rádio Brasil (ficha), Agência de Notícias CEUB (ficha), Twitter Acerj (estatísticas), Youtube oficial do Vasco (vídeo), Flickr oficial do Vasco (fotos)