Vasco participou do Congresso Internacional de Ciências do Futebol, Futsal e Beach Soccer
O evento promovido pelo Diogo Neto, CEO da DNI Sports, reuniu mais de 30 clubes de futebol, projetos sociais e expositores para tratar diversos assuntos de relevância no tratamento e acompanhamento principalmente para atletas de futebol de base.
No primeiro dia, foi realizado o 1º Fórum Internacional de Desenvolvimento Humano no Futebol, foram abordados assuntos do âmbito do serviço social, psicologia e pedagogia aplicados no futebol, futsal e beach Soccer, onde o Club de Regatas Vasco da Gama foi inserido para falarmos sobre uma das maiores conquistas do Club, o Colégio Vasco da Gama com o título, Colégio Vasco da Gama: Construindo um placar social mais justo.
"É muito bom poder encontrar tantos outros clubes e compartilhar o que fazemos, oportunidades como essa, fortalecem e aproximam o trabalho de desenvolvimento humano dentro das modalidades esportivas realizado pelas equipes multidisciplinares (psicólogos, assistentes sociais, pedagogos). São equipes que são exigidas dentro dos clubes a partir da Lei Pelé, mas que às vezes não têm seus trabalhos reconhecidos dentro dos próprios clubes em que atuam, é a partir desses encontros que podemos promover uma cultura mais participativa e humana dentro do esporte." (Andressa Werneck - Diretora do Colégio Vasco da Gama)
Nos outros dias o evento também contou com temas como "Os segredos por trás de um Escola de Futebol de Sucesso", o "Simpósio Internacional de Saúde e Performance no Futebol, Futsal e Beach Soccer" e a "Conferência Internacional de Gestão, Empreendedorismo e Inovação no Futsal e Beach Soccer".
Também neste congresso aconteceu o Fórum Internacional dos Municípios dos Países BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), onde o vice-presidente de História e Responsabilidade Social do club, Horácio Júnior, recebeu uma premição de Responsabilidade Social e Sustentabilidade no Futebol, pelos diversos trabalhos desenvolvidos em 2021 e 2022 ( A camisa LGBTQIA+, O X na camisa de futebol no dia Internacional da Mulher, A Honraria Pai Santana, O grafite no muro homenageando o goleiro Moacyr Barbosa, O Futebol dos Refugiados, ocorridos em são Januário, o Cliclo de Oficinas e o Vêm pro Tênis para as comunidades do entorno, entre outros projetos e ações sociais.
"Foi muito bom trocar experiências e ver os diversos trabalhos na área de responsabilidade social no futebol, é muito importante compreender que nesta área, não pode haver clubismo. Os clubes de futebol são grandes agentes transformadores de uma sociedade melhor e mais justa." (Horácio Júnior - Vice-presidente de História e Reponsabilidade Social)
O evento também contou com a infraestutura do Rafain Palace Hotel & Convention, e feira de exposição de produtos para esporte com várias marcas famosas.
Ao final do evento, através da UNOESC (Universidade do Oeste de Santa Catarina) foi lançado um e-book, Fórum Internacional de Desenvolvimento Humano no Futebol: Vivência no futebol de base dos clubes brasileiros. Neste material contém o resumo acadêmico com as contribuições de todos os clubes participantes, incluindo o Club de Regatas Vasco da Gama falando sobre o Colégio Vasco da Gama.
Clique aqui para conferir o E-book
Clique aqui para conferir a programação do evento
Fonte: Divulgação