Ex-goleiro do Urubu Paulo Victor elogia Léo Jardim, que foi seu companheiro no Grêmio
Décimo reforço anunciado pelo Vasco para a temporada 2023, o goleiro Léo Jardim, ex-Lille, chega para disputar posição com Ivan na meta cruzmaltina. E para quem viu o arqueiro de 27 anos iniciar a carreira no Grêmio, a sua chegada a São Januário foi um acerto da diretoria do clube de São Januário.
Revelado nas categorias de base do Flamengo, o goleiro Paulo Victor, atualmente jogador do Al-Ettifaq, da Arábia Saudita, acompanhou os primeiros passos de Léo no profissional do Grêmio. E as suas referências em relação ao, agora novo reforço cruzmaltino, são as melhores.
Na opinião do arqueiro de 36 anos, Léo Jardim, inclusive, vai surpreender a torcida do Gigante da Colina, uma vez que o considera um goleiro completo. Desde a sua habilidade de saber jogar com os pés até a sua qualidade debaixo das traves.
"Como pessoa, de altíssimo caráter, pessoa mil. E como goleiro vai surpreender. Eu tenho convicção no o que eu acho que é bom, eu acompanho bastante o futebol, procuro ver os jogadores que jogam em alto nível, que é um cara que tem condição de deixar o seu nome na história do Vasco pela capacidade", começou por dizer, em entrevista exclusiva ao ESPN.com.br.
"Acho ele um goleiro muito completo. Às vezes não está jogando porque o goleiro (titular) é de seleção, mas foi um jogador que foi comprado muito caro. Teve duas compras, foi comprado do Grêmio e do Boavista para o Lille. É um goleiro muito completo, tanto debaixo do gol como com os pés, saída do gol. É um goleiro que vai surpreender talvez muita gente que não o conhece, e tenho certeza que o Vasco está fazendo uma das melhores contratações levando ele para o gol também", complementou.
Campeão no Brasil e na Europa
Promovido ao profissional do Grêmio em 2013, Léo Jardim deixou o clube gaúcho em 2018 depois de não ter tantas chances na meta tricolor, que à época tinha Marcelo Grohe. Apesar disso, fez parte do elenco campeão da Copa do Brasil (2016) e da Conmebol Libertadores (2017), além do Gauchão (2018).
Na temporada 2018/19, foi emprestado ao Rio Ave, de Portugal, e teve a sua primeira oportunidade na Europa. Por lá, foi um dos destaques da equipe e, no ano seguinte, foi comprado pelo Lille.
No clube francês, chegou para a reserva, uma vez que Mike Maignan, atualmente goleiro do Milan e da seleção francesa, era o titular. Com pouco espaço, voltou a Portugal, desta vez para atuar por empréstimo pelo Boavista.
Após a saída de Maignan, na temporada seguinte ao título do Campeonato Francês do Lille (2020/21), voltou à França e passou a ter mais espaço no time. Em 2021/22, fez 20 partidas no clube e, inclusive, foi um dos "heróis" da conquista da Supercopa da França após "fechar o gol" contra o Paris Saint-Germain.
Na Europa, o brasileiro ainda teve a chance de disputar competições pesadas como a Champions League e a Europa League.
Fonte: ESPN