Adversário do Vasco nesta 5ª-feira, Audax contra com Valderrama, Clisman e Romarinho em seu elenco
O torcedor que for assistir a partida do Vasco hoje (19), às 21h10, pelo Campeonato Carioca, fará uma viagem no tempo ao se deparar com a escalação do Audax Rio, adversário do Cruzmaltino: Valderrama, Clisman e Romarinho fazem parte do plantel da equipe de Angra dos Reis, e são chamados assim por pura inspiração nos ex-jogadores marcantes da década de 90.
Valderrama, por exemplo, chama-se Diego Silva Costa, tem 28 anos, e é meia. O apelido foi por conta do cabelo loiro e black power que utiliza, e que remete ao estilo do irreverente ex-atleta da seleção da Colômbia.
"A origem foi lá no Imperatriz [MA], em 2015, quando eu jogava lá. O meu cabelo era maior, e os torcedores olharam e me compararam com o Valderrama. Acredito que pelo futebol também, né? [risos]. Se for o futebol também, fico muito feliz em ser comparado com um ídolo da seleção colombiana", disse ao UOL Esporte o meia, que não se acha parecido:
"Não me acho parecido com ele, não. Nem o cabelo parecia também. Talvez só a cor do cabelo, que tinham umas mechas loiras, mas não me acho, não".
Já Clisman é nome de batismo mesmo. E inspirado no ex-jogador alemão Jürgen Klinsmann, campeão do mundo com a Alemanha, em 1990.
"Meu pai é um grande fã de futebol e o Klinsmann era um grande atacante. Minha mãe também gostou do nome e resolveu colocar", disse o atacante cearense Clisman, de 24 anos, explicando o motivo da grafia diferente:
"Era um nome diferente para quem nasceu no interior do Ceará [risos]. Então, para facilitar, minha mãe resolveu colocar com C. Até para as pessoas saberem pronunciar com facilidade".
Romarinho, por sua vez, na verdade se chama Gustavo Henrique da Silva Lima. O jovem meia de 20 anos é mais um dos inúmeros jogadores do futebol brasileiro que ganhou esse apelido por acharem que ele tem uma semelhança física com Romário, campeão do mundo com o Brasil, em 1994.
Não bastassem os jogadores "década de 90", o Audax Rio ainda possui um meia de 20 anos com nome diferente: Miticov, que na verdade é o sobrenome de Diego Miticov Rocha.
Segundo o clube, a origem do sobrenome Miticov veio do avô do jogador, que era russo.
Valderrama e Clisman assistem vídeos de seus 'xarás'
Valderrama e Clisman, por serem muito jovens, não acompanharam as carreiras de seus "xarás", mas procuraram ver vídeos dos ex-jogadores no Youtube.
"Até hoje ainda vejo alguns lances dele. Fazia muito gol [risos]", disse Clisman sobre o atacante alemão.
"Vi o DVD dele, vi que era muito bom jogador, habilidoso. Fazia coisas inesperadas dentro do campo. Fico feliz em ser comparado com ele", declarou o Valderrama brasileiro.
Fonte: UOL